segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

É importante treinar?

Ano passado eu praticamente não treinava, corria cerca de 4km por dia, num ritmo bem leve e nunca fazia treinos de tiros ou treinos mais pesados, minha média de tempo nos 5km eram por volta de 21'30'' e 22'00''.
Era muito difícil eu conseguir baixar esse tempo, justamente por falta de treinamento. Eu tinha uma meta pessoal que era baixar de 20'00'' nos 5km, e achei que eu iria conseguir fazendo meus "trotes" diários, mas hoje vejo que seria impossível obter o resultado que eu esperava.
Eu participava de todas competições praticamente sem treinar, cheguei a ficar um mês sem treinamentos no ano passado, chegava na hora da corrida eu me superava e era isso. Meus tempos eram altos demais, mas eu achava que estava bom, afinal eu corria sem treinos. Minha primeira prova de 3km foi em 13'59'', tempo horrível, mas eu sempre achava bom.
Corri a Meia Maratona Internacional do Rio de Janeiro sem treinar nenhuma vez, acreditam? 21km sem treinamento específico, na base dos meus trotes de 4km por dia, hoje eu vejo o quanto eu era louco por fazer isso, eu poderia ter me lesionado ou passado mal durante a prova. Graças a Deus só tive dores nas panturrilhas nos últimos 4 kilometros, tirando isso foi tudo tranquilo.
Esse ano resolvi fazer tudo diferente, recebi uma planilha de treinos do Marcelo e comecei a fazer tudo direitinho dessa vez. Quando eu vi os treinos que iria fazer, eu me assustei e pensei que jamais conseguiria fazer tudo que ele havia me pedido. Na primeira semana foi bem difícil mesmo, mas com o tempo eu me acostumei e hoje já acho mais tranquilo meu treinamento. O resultado de todo esse esforço veio na minha primeira competição do ano, fiz 5km em 19'54''. Baixei cerca de 2 minutos do tempo que eu vinha fazendo em 2012.
Outra evolução que eu percebi nesse ano, foi o fato de eu conseguir fazer treinos de tiros sem passar mal, ano passado eu inventei de fazer tiros de 400 metros e saí do treino vomitando, foi horrível. Esse ano faço esse tipo de treino e volto apenas cansado pra casa.
Hoje em dia consigo correr 10km tranquilo, ano passado eu nunca havia treinado essa distancia, hoje corro 10km uma vez por semana e acho que são os melhores treinos que eu faço, gosto muito de correr essa distancia.
Quero participar da Meia Maratona de Porto Alegre no final de Abril, quero ver se faço um bom tempo e que eu não me desgaste tanto quanto me desgastei no Rio de Janeiro. Esse ano espero fazer tudo certinho para que eu possa atingir bons resultados e melhorar meus tempos em competições e treinos. Sei que estou apenas começando a correr, vou levar alguns anos pra ser um corredor de bom nível, mas isso só depende de mim e vou fazer o máximo para que isso seja possível logo.
Sei que é difícil sair de casa pra treinar, ainda mais no verão. Mas temos que aproveitar o tempo que temos livre pra treinar e enfim, atingir nossos objetivos.
Até mais e bons treinos!

Um comentário:

  1. E como é importante os treinamentos que bom que este ano vc está mais amadurecido e treinando com afinco e com certeza logo, logo os resultados aparecerão...Parabéns amigo Rafa.

    Bom carnaval e bons treinos,

    Jorge Cerqueira
    www.jmaratona.com

    ResponderExcluir