segunda-feira, 15 de julho de 2013

(41° competição) 1° Etapa Circuito Transpyre

Distância: 3km
Tempo: 11'24''
Local: Rio Grande/RS
Colocação Geral: 
Colocação na Categoria: (não havia)
Total de Corredores: 19

Ontem na cidade de Rio Grande, aconteceu a 1° etapa do Circuito Transpyre de corridas, o circuito terá 4 etapas. Ontem foram 3km, mas terão provas de 5km, 10km e 21km, respectivamente. A prova de 21km ocorrerá 2 semanas antes da volta da Ilha dos Marinheiros, tradicional prova aqui da região sul do estado, 24km correndo na volta da ilha. Será um treino de luxo, exclusivo para os atletas da equipe Transpyre. Eu particularmente não conheço o percurso e creio que isso vai facilitar minha vida no dia da prova.
Excelente ideia do Cristian para unir cada vez mais e principalmente, fazer a equipe crescer e motivar os atletas para buscar superação, participando de todas etapas.
Outra novidade no evento é a premiação de troféu para os 10 primeiros colocados de cada sexo. Isso também é um ponto positivo da prova, afinal hoje em dia as premiações estão muito escassas, as pessoas que promovem as provas só pensam em lucros, lucros e mais lucros. Deixando o corredor em segundo plano.
A prova estava programada pra acontecer na pista de atletismo da Furg (Universidade Federal do Rio Grande), mas em função da chuva que antecedeu alguns dias da prova, não pôde ser realizada lá (pra minha felicidade, porque eu não sou muito a favor de correr em pista), então o percurso foi adaptado dentro do campus da Universidade, percurso com 3.000 metros certinhos, nada a mais e nada a menos.
O percurso era um circuito de 2 voltas de 1.500 metros, iríamos até um cone localizado a 750 metros da largada e voltaríamos até o local da largada, precisamos fazer isso duas vezes. Achei muito bom o percurso. Ele era todo plano, com apenas algumas falhas, mas nada que pudesse prejudicar o desempenho de qualquer um de nós que participou da prova de ontem.
Já fazia um bom tempo que eu não participava de uma prova de 3km, a última vez havia sido em Camaquã, em abril. Eu não sabia como eu me sentiria e como seria o meu resultado, mas óbvio que eu iria dar o meu melhor.
Conversei com o Cristian a respeito do que eu deveria fazer na prova e ele disse que eu tinha que correr com ele, para corrermos no ritmo de 4'43'' de pace. Era bem o que eu planejava fazer.
O clima ontem estava perfeito para correr, não sei ao certo a temperatura, mas devia estar em torno de 15°C, sem vento e sem chuva. Nada nos impedia de fazer uma boa prova.
Antes da largada da prova masculina, aconteceu a primeira prova da Transpyre Kids, pra mim foi a principal atração da manhã, crianças de 2 a 11 anos correndo pela primeira vez e fazendo a alegria de quem estava lá vendo a prova, com certeza foi um espetáculo a parte.
Logo após a prova infantil, foi dada a largada do pelotão masculino, eram 19 atletas em busca de 10 troféus, eu tinha pretenções de fazer uma boa prova e ficar entre os 3 primeiros colocados da prova, mas por alguns segundos isso não foi possível.


Acertando o GPS na hora da largada.
Logo após a largada, o meu pensamento era imprimir o ritmo que eu pretendia. Eu não tive uma largada muito boa, cerca de 10 atletas estavam na minha frente, com o ritmo muito forte também, eu olhei no GPS e vi que eu estava a 3'22'' por km. Ou seja, o ritmo estava muito forte. Eu sabia que uma boa parte dos atletas que estavam na minha frente, iriam quebrar mais cedo ou mais tarde, porque o ritmo estava muito forte e eles foram na empolgação da hora da largada, talvez esqueceram que a prova tinha 3km.
Eu passei os primeiros 750 metros entre os 8 primeiros colocados e correndo sempre ao lado do Cristian, passamos os 1500 metros entre os 6 primeiros colocados. Faltavam ainda 1500 metros pra acabar a prova, e deixaríamos pro final para decidir quem iria chegar primeiro, entre eu e ele.


Fazendo a transição dos 1500 metros.
Logo após a virada pra parte final da prova, eu vi que eu estava me sentindo bem e resolvi dar uma apertada no ritmo. Achei meu 2°km bem mais lento que o 1°km, eu não conseguia prestar muito bem a atenção no GPS durante a prova, mas eu sabia que eu estava correndo acima de 4'43'' (pace que eu pretendia correr durante a prova).
Quando o GPS apitou que eu havia completado 2km, eu resolvi dar uma apertada no ritmo, pra tentar baixar o pace e consequentemente o meu tempo na prova.
Na minha frente haviam apenas 3 competidores. O Rafael Nunes, o Marcos Rosa e o Bruno Gomes.


Fechando 2.250 metros.
Eu ainda tinha forças pra buscar o Bruno e talvez encostar no Marcos. Eu vi que o Bruno tinha quebrado quando eu vi que comecei a encostar nele sem eu precisar aumentar muito meu ritmo, eu pensei em manter o ritmo que eu vinha fazendo até faltar 300 metros pra chegada, assim eu forçaria no sprint final e tentaria ultrapassá-lo para alcançar o terceiro lugar da prova.
Quando fui olhar meu GPS, já marcavam 2500 metros. Eu fiquei impressionado, porque antes eu sofria demais pra completar 3km, ontem quando eu fui perceber faltavam apenas 500 metros pra eu completar a prova, a partir dali eu já abri a passada e tentei a todo custo buscar o Bruno, infelizmente não foi possível e ele chegou apenas 2 segundos na minha frente.
Achei uma baita prova, gostei muito de correr ontem e vi que eu estou bem melhor do que eu pensava estar, acho que se eu tirasse um mês de polimento pra correr 3km de novo, eu melhoraria e muito, mas meu foco são os 21km de Punta del Este, então não posso nem cogitar a ideia de voltar a treinar pra correr 3km.
Infelizmente não fiquei entre os 3 primeiros colocados, mas vi que foi no detalhe. Não posso me cobrar tanto, acho que esse é um defeito que eu tenho. Estou sempre me cobrando demais, aos poucos os resultados vão aparecer e com certeza eles estão aparecendo.
Muito boa a prova masculina, 10 premiados com troféu e todos os outros 9 competidores ganharam medalha, assim todos saíram satisfeitos com a prova.


Essa foto foi tirada antes da prova, mas aí estão todos os competidores.
Depois da prova masculina, foi dada a largada da prova feminina, dessa vez a minha namorada não participou, mas na próxima ela já está convocada, assim como a minha irmã. As duas estão em dívida comigo agora.
Bom, como o melhor sempre fica pro final, após a prova, o Cristian organizou um churrasco pra toda as pessoas que foram prestigiar a prova, entre atletas e familiares.
O clima não poderia ter sido outro né, todos atletas debatendo sobre a prova e sobre as outras provas que estão por vir, foi perfeito pra discutir várias coisas e aos poucos vamos conhecendo um pouco mais um do outro, afinal eu sou o novato do grupo ali, com o tempo vão crescendo novas amizades e parcerias para corridas em outros lugares no estado.
Ontem tudo estava nota 10, tudo muito bom mesmo e agora só posso deixar claro que estou louco pela 2° etapa do circuito, quero correr logo esses 5km e quero ver como vou me sentir na pista.

E tava bom!!!
Eu e a Mariana após o almoço.

Esse é o 3° do ano e o 4° da coleção.
O Troféu masculino foi feito com a foto do Marcos Rosa, segundo colocado ontem e o melhor maratonista da equipe, nada mais justo essa homenagem. Cada etapa terá um troféu personalizado com algum atleta da equipe, muito boa essa ideia também, eu espero conquistar troféu nas 4 etapas, agora faltam apenas 3.
Quem quiser conhecer o trabalho do Cristian e quiser conhecer a equipe Transpyre é só acessar o blog e entrar em contato diretamente por lá. Aí está o link: http://equipetranspyre.blogspot.com.br/.
Queria deixar o parabéns aos meus companheiros de corridas aqui de Pelotas, ontem fomos lá e fizemos uma baita prova. Ao todo éramos 5 e todos saímos satisfeitos com nossos resultados pessoais.
Rafael Nunes, foi o campeão da prova.
Kleitom, estava com medo de correr, mas foi lá e conquistou um troféu de 9° colocado.
Érico, vem surpreendendo com os tempos que vem fazendo, correndo em tão pouco tempo e já mostrando um grande potencial.
Otávio, foi lá e simplesmente fez o seu melhor tempo, correndo acima do que ele mesmo esperava. Outro que está se superando e cada vez mais pegando gosto pela corrida.
Parabéns a todos nós, a todos os Transpyres e até mais gente.

3 comentários:

  1. Bela iniciativa da equipe.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Raphael!!! Logo, logo farei meus comentários sobre o Circuito também no meu blog! Eu convoquei a Mariana para a próxima prova também. hehe

    Bons treinos cara! Continue sempre se superando.

    abraço,
    Geisa

    www.correreuemeutenis.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Isso ai Raphael, parabéns! tu fez uma baita prova, sempre buscando o melhor resultado; E obrigado pela companhia de domingo...forte abraço!

    ResponderExcluir