quinta-feira, 21 de novembro de 2013

(45° competição) Rústica Transpyre/Academia Ativa

Distância: 5km
Tempo: 21'52''
Pace: 4'22''
Local: Pelotas/RS
Colocação Geral: 52°
Colocação na Categoria: 11°
Total de Corredores: 147

Dessa vez irei falar sobre a prova que aconteceu no dia 10/11, na cidade de Rio Grande, aqui perto de Pelotas. Prova que foi muito bem organizada pelo pessoal da Transpyre e da Academia Ativa, prova que pode ser usada de exemplo pra diversas provas que ainda irão acontecer, aqui na cidade ou fora dela. Agora vamos ao que interessa: Tudo que aconteceu no dia da prova!!

Viagem (ida):
Eu, a Mariana e o Rafael, fomos de carona com o Otávio. Saímos de casa por volta das 7 horas da manhã e fomos em direção a Rio Grande. Durante a viagem conversamos sobre vários assuntos, entre eles o que pretendíamos fazer na prova. O Otávio e o Rafael queriam bater o recorde deles nos 5km, a Mariana queria apenas correr na casa dos 30' e eu queria ver se completava a prova entre 19'50'' e 20'10''. Fazia um bom tempo que eu não viajava para competir, já estava fazendo falta uma viagem com grandes amigos que fiz correndo.

Pré-prova:
Assim que chegamos no local da prova, encontramos vários amigos que iriam competir. O nível da prova estava alto demais, atletas de Pelotas e de Rio Grande foram prestigiar o evento, no Parque Marinha (bairro onde seria realizada a prova). Diversas equipes estavam presentes, entre elas: Ascorp, Night Runners, Decide (Pelotas) e Transpyre, Rfgs, Fábrica de Atletas, D-Flesh (Rio Grande). Se eu esqueci de alguma equipe, me avisem para que eu atualize aqui.
Fiz a retirada do kit e fui trocar de roupa e me preparar pra prova. Conversei com o Rafael e aqueci um bom tempo com ele, tinha tudo pra ser uma baita prova, pena que não correi nem perto do que eu achava que pudesse correr.
No aquecimento, eu percebi que meu GPS estava desligado, liguei ele e vi que eu havia feito uma grande bobagem: Esqueci de carregar ele pra usá-lo na prova. E isso não é a primeira vez que acontece, já é a segunda vez que eu consigo realizar essa proeza.
Como eu não iria correr com o GPS, a minha única opção era procurar alguém que fosse correr na casa dos 20' e tentar acompanhar durante toda a prova. Encontrei o Marcus e o Érico, ambos queriam correr perto do tempo que eu pretendia, então decidi largar junto deles e ver até onde dava pra aguentar o ritmo deles.

Prova:
Na hora da largada, fiquei ao lado do Marcus e do Érico. Não ficamos na linha de frente, ficamos no meio de todo mundo, esperando o momento certo pra enfim, começarmos a correr.

Hora da largada
Logo que comecei a correr, segui o Érico e deixei ele me guiar, de acordo com o GPS que ele estava utilizando. Passamos o 1°km em 3'59'', na hora não parecia forte, mas logo após completarmos o 2°km, eu vi que eu já tinha quebrado demais, acredito que corremos muito forte no início e isso pesou demais pra mim, pois eu havia ficado sem treinar por um bom tempo. Não consegui aguentar o ritmo dele e do Marcus e acabei ficando pra trás.
Fiz uma prova "as escuras" já que eu estava sem meu GPS e sem relógio pra pelo menos ter uma ideia de como seria meu tempo ao final da prova. Depois que eu completei o 3°km eu só pensava em completar a prova e queria correr mais forte que 4'30'', pra pelo menos baixar de 22''. 




Acima, algumas fotos durante a prova.
Corri dando o meu máximo mesmo e sofrendo bastante, só não desisti na metade da prova, porque o Cristian precisava saber meu tempo nos 5km, pra me passar os treinos que eu precisava fazer pra voltar a correr melhor.
Fiz bastante forçar a partir do 4°km e só pensava em completar a prova, eu nem pensava mais no tempo que eu iria fazer, dei meu máximo pra cruzar a linha de chegada e completei a prova em 21'52''. Tempo bem acima do que eu pretendia fazer, mas pelo menos completei a prova. Se fosse ano passada eu comemoraria esse tempo, então não tenho que reclamar, pois eu não posso correr bem, se eu não treinar. Fiz o melhor que eu podia, cheguei exausto, mas conformado com meu resultado.

Acima estão as fotos da minha chegada.
Pós prova:
Logo após eu completar a prova, eu descansei alguns minutos e fui encontrar a Mariana, voltei correndo cerca de 500 metros e encontrei ela, quase morrendo. Mas consegui dar uma nova vida pra ela e ainda conseguimos ultrapassar 2 concorrentes que estavam na frente dela. (Pela primeira vez ela conseguiu ganhar um troféu. Ficou em 3° lugar na categoria).

Completando a prova ao lado dela.
Depois disso, fui trocar de camiseta e fui encontrar o pessoal que está sempre nas provas, conversar e rever alguns amigos corredores.
Nessa prova eu conheci vários atletas Rio-Grandinos, que me conheciam por causa do blog, é muito bom saber que tem alguém que lê tudo isso que eu posto, por mais que eu esteja relaxado em relação aos posts, é importante saber que sempre tem algumas pessoas lendo.. Isso motiva para que eu escreva cada vez mais e que de certa forma, ajude quem queira começar a correr e ter uma vida mais saudável.
O clima nessas provas sempre é o melhor possível, todos nós que somos atletas só queremos ajudar uns aos outros, nunca queremos prejudicar ninguém, nem mesmo na prova. E eu não falo apenas por mim, falo por todos.. Porque a prova é individual, quem treinou vai correr bem, que não treinou, não vai. Então não temos motivos pra querer prejudicar outros competidores, cada um faz sua parte sempre e pelo o que eu vejo, todos se ajudam, independente da experiencia. Muito bom estar no meio de pessoas que estão sempre nos ajudando durante as provas.

Com esses aí eu sei que posso contar sempre, grandes amigos.
Viagem (volta):
Logo após as premiações, pegamos o carro e viemos em direção à Pelotas, voltando pra casa. A viagem de volta foi mais importante pra mim, porque conversamos muito sobre a prova e sobre outros assuntos que envolvem corrida de rua. Essas conversas me fizeram muito bem, voltei a ter motivação pra treinar e buscar os resultados que eu sempre quis obter. Desde o dia da prova (10/11) eu não parei mais de treinar, estou focado no meu próximo objetivo e espero alcançá-lo.

Saldo positivo da viagem:
A organização foi nota 11, tudo muito bem feito. Desde a marcação da prova (5km exatos) até as premiações, troféu em todas as categorias. Coisa que é rara de ser vista em qualquer prova aqui no estado!! O pessoal da Equipe Transpyre se puxou e fez uma prova pra ficar na lembrança de quem correu.
O nível da prova estava altíssimo, o que mostra que o pessoal comprou a ideia e foi participar dessa baita prova.

Equipe Traspyre.
Saldo negativo da viagem:
Dessa vez eu não vi nada de negativo, meu resultado não foi o ideal. Mas já era o esperado, portanto não tenho nada do que reclamar.

Agora quero me manter focado pro meu próximo desafio, em dezembro. Antes disso irei correr no dia 30 de novembro, Cross Country organizado pelo meu grande amigo Huibner, da equipe Decide que está organizando uma prova jamais vista aqui na cidade, tenho certeza que também será um grande evento.
Interessante que algumas pessoas conseguem fazer grandes provas, com pouco orçamento, enquanto algumas provas são caríssimas e as vezes deixam a desejar, fica aí a reflexão.
Por enquanto é isso galera, espero que tenham gostado do relato sobre a prova, aguardo comentários!! Bora correr!

Nenhum comentário:

Postar um comentário