sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

(48° competição) Pelotas Night Run - 2° edição

Distância: 5km
Tempo: 20'30''
Pace: 4'06''
Local: Pelotas/RS
Colocação Geral: 8°
Colocação na Categoria: 1°
Total de Corredores: (ainda não foi divulgado pela organização)

Prova que aconteceu no último sábado (07/12) na praia do Laranjal, em Pelotas. Eu estava me preparando desde o dia 10/11 pra correr essa prova, eu havia feito 21'52'' nos 5km nesse dia, um tempo muito acima do que eu costumava fazer, por isso coloquei a meta de correr bem no Pelotas Night Run. Não fiz a prova perfeita, mas fiz uma baita prova.. Agora vou relatar tudo que aconteceu no dia 07/12.

Pré-prova:
Fui pra prova com o Otávio, junto de nós foram a Mariana e o Rafael. Minha intenção era fazer um bom tempo, a do Rafael era buscar um troféu, a do Otávio e da Mariana, era bater o recorde pessoal nos 5km.
Assim que chegamos no Laranjal, fomos fazer a retirada do número de peito, o kit já havia sido retirado a tarde, nas Hercílio.com. Isso facilitou bastante e agilizou a entrega do número de peito e do chip dos corredores.
O evento estava muito bem organizado, tudo acontecendo perfeitamente bem e eu estava muito ansioso pra correr.
Haviam competidores de diversas cidades naquele dia. Entre elas: Rio Grande, São Lourenço do Sul, Camaquã, etc..
Encontrei a Angela lá, uma grande amiga que corre, da cidade de Camaquã. Sempre que nos encontramos temos que tirar uma foto pra postar aqui no blog né..

Angela e eu, antes da prova.
Fiz um aquecimento bom nesse dia, corri cerca de 2km bem leves, como eu sempre faço antes dos meus treinos. Meu objetivo nessa prova, era correr os 5km em 20min, correr com o pace de 4min/km. Ritmo forte, mas já corri diversas provas nessa velocidade e eu treinei muito pra voltar a ser o que eu vinha sendo no meio do ano.

Prova:
Na hora da largada, fiquei na linha de frente, com os corredores mais fortes. Afinal, eu queria correr forte. O nível da prova estava muito forte. Diversos corredores de Pelotas e Rio Grande foram correr a final do Circuito SESC em Porto Alegre, mesmo assim vários bons corredores ficaram pra correr o Pelotas Night Run.
Logo na largada, várias pessoas saíram num ritmo alucinado (isso já é normal de se ver em algumas provas, pessoas que não estão acostumadas a correr, se empolgam e saem muito forte, mas 2km depois, já estão quebradas).
Eu saí no meu ritmo, 4min/km, tentando manter até onde fosse possível.. Nos primeiros 2,5km de prova, corri contra o vento, tive que fazer bastante força pra conseguir manter o ritmo proposto, mas consegui fazer tudo certinho na primeira metade da prova.
Quando entrei na metade final da prova, vi que eu já havia aberto uma boa distância do outro pelotão que vinha logo atrás, então eu só tinha que me focar no meu tempo e nos competidores que estavam a minha frente e foi isso que fiz.
Sem perceber, comecei a quebrar muito, o ritmo já estava bem mais fraco e vi que não iria conseguir em 20min, como eu pretendia. Azar, já não sentia ameaça de me ultrapassarem e eu não poderia fazer mais nada, se eu não conseguia correr forte, eu não tinha mais o que fazer.. Apenas aguentar até o final e tentar fazer o melhor, enquanto eu podia.
No final da prova, eu ainda dei um bom sprint, fechando os 5km em 20min30seg. Tempo excelente, apenas 30seg além do que eu pretendia fazer, não fiz a prova perfeita, mas fiz uma baita prova. Deu pra perceber que os treinos me deram uma boa velocidade, acho que faltou um pouco de volume, mas agora já estou treinando pra melhorar isso.
Meu pace à cada kilometro:

1°km: 3min57seg.
2°km: 4min03seg.
3°km: 4min04seg.
4°km: 4min18seg.
5°km: 4min06seg.

Deu pra perceber que o 4°km foi o mais fraco de todos, com isso o meu tempo foi pra 20min30seg, mas agora vou continuar treinando forte pra entrar 2014 correndo abaixo dos 20min, nos 5km. Vai ser difícil, mas vai dar.

Pós prova:
Logo que acabou a prova, fui buscar o Geferson e ajudá-lo a concluir a prova de 10km, sem dúvidas não seria fácil correr 10km naquela noite, ainda mais com aquele vento.
Eu o encontrei quando faltavam pouco menos de 1,5km e viemos juntos até o final da prova. Ele completou a prova com um bom tempo e ainda ficou em 1° lugar na categoria.
Depois disso ficamos por lá, aproveitando o evento que estava muito bom. Estrutura perfeita pra quem estava correndo.
Esperei a premiação e pra minha surpresa, consegui ficar em 1° lugar na minha categoria, fiquei em 8° no geral também. Eu não corri pra pegar premiação, corri pra fazer meu tempo, não consegui fazer o tempo, mas de quebra, veio mais uma medalha pra coleção.

1° colocado na categoria.
Medalha de 1° colocado.
Após receber a premiação, fiquei esperando terminar tudo para ir embora, a Mariana não conseguiu pegar nada de premiação dessa vez, a categoria dela era muito forte e era de 16/29 anos. Estava complicado pra ela dessa vez.

Eu e a Mariana, após a prova.
Saldo positivo da prova:
Prova muito bem organizada, souberam consertar todos os erros do ano passado e deixaram a impressão que a Pelotas Night Run é a melhor prova de Pelotas. 
A kilometragem bateu certinho, tanto nos 3km, quanto nos 5km. Isso torna a prova mais atrativa, porque é difícil correr provas com a distancia perfeita, como aconteceu naquele dia.
Premiação muito boa também, dando pares de tênis aos primeiros colocados no geral, nas três distâncias.
Evento muito bom, que já deixou gostinho de quero mais pro ano que vem.

Saldo negativo da prova:
Única coisa negativa que encontrei no dia da prova, foi a parte de não ter pódio. Corrida sem pódio não é corrida, mas faz parte. Não vai ser isso que vai apagar o brilho do evento.

Era pra ser a minha última prova no ano, mas vou correr dia 15 aqui em Osório, prova de 7km e vou tentar fazer um bom tempo, espero que dê pra pegar alguma premiação aqui nessa nova fase das corridas, até mais..

Nenhum comentário:

Postar um comentário