quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

(49° competição) Corrida do Dia Mundial da Luta Contra a AIDS

Distância: 7km
Tempo: 32'38''
Pace: 4'40''
Local: Osório/RS
Colocação Geral: 10°
Colocação na Categoria: Não havia premiação na categoria.
Total de Corredores: (ainda não foi divulgado pela organização)


Prova que aconteceu no dia 15/12, aqui na cidade de Osório, cerca de 40km aqui de Capão da Canoa.
Eu não planejava correr mais nenhuma prova esse ano, mas surgiu a oportunidade de participar de uma prova aqui perto e eu como sou fominha por provas, não pude perder essa chance.
Como eu não conhecia ninguém aqui no litoral norte, eu tive que apelar para um grupo de corredores no facebook, tive que correr atrás de carona, e consegui.
Conheci o Carmo e o Volnei, combinei de ir com eles e deu tudo certo.. O Carmo mora aqui em Xangri-lá, cidade vizinha de Capão da Canoa, é tipo Pelotas/Capão do Leão, ambas ficam muito próximas.
Agora vamos ao relato da prova..

Viagem (ida):
O Carmo passou aqui no hotel as 7:30 da manhã, me pegou e fomos em direção à Osório. No meio do caminho pegamos o Volnei. Fomos conversando sobre corridas durante todo o caminho, cada um com uma história diferente e acabamos descobrindo que já corremos diversas provas juntos, mas sem nos conhecermos ainda. O lado bom da corrida é isso, relatar experiencias através de diferentes perspectivas.
Chegamos em Osório bem cedo, quase 1 hora antes da prova. Encontramos outro corredor conhecido aqui da região, o Cristiano Zart. Esse eu conheço faz mais tempo, através do facebook.

Pré-prova:
Cheguei lá e fui fazer a retirada do kit, que era apenas um número de peito e uma camiseta alusiva ao evento. Baita kit, se levarmos em conta que a prova era gratuita.
Depois disso fui colocar a roupa para correr, dei uma aquecida leve e já deu pra perceber que o calor seria bem forte durante a prova.

Prova:
Na hora da largada, consegui me posicionar bem na frente, eu queria correr forte e sair na linha de frente já facilita bastante pra conseguir imprimir o ritmo desde o início.

Momentos antes da largada.
Hora da largada.
Larguei desde o início correndo forte, o ritmo que eu pretendia correr durante toda a prova era de 4'05''/km, ritmo bem forte, mas eu achei que seria capaz de manter, já que eu vinha treinando bem ultimamente.
Logo que passou o primeiro kilometro eu percebi que a prova seria dura. O calor já era bastante forte e eu já tava sentindo que não era o "meu dia".
Tentei não diminuir o ritmo, mas foi inevitável.
A partir do 2°km eu já sabia que não daria pra correr bem, eu percebi desde o início que iria ser complicada a minha participação na prova, mas mesmo assim tentei dar o meu melhor, mesmo que eu tenha ficado muito longe disso.
Na metade do 2°km, enfrentamos uma subida, não era uma baita subida.. Mas já serve pra quebrar quem já estava quebrado mesmo antes de chegar na metade da prova. Na subida eu já vinha me arrastando, mas pelo menos teve um ponto de entrega d'água lá em cima, tomei um banho e já deu pra renovar as forças, depois o percurso era plano e deu pra correr "tranquilo".
Completei a primeira metade da prova sabendo que eu iria sofrer na última volta (a prova eram duas voltas de 3,5km).
Abri a segunda volta correndo à quase 5'/km, sentindo bastante e sempre lembrando da maldita subida que eu teria que enfrentar. Eu pensei em correr mais solto até a hora da subida e deixar pra aumentar depois, faltando cerca de 1,5km. Fiz isso e acho que fiz certo.
Na subida eu fiz um trote mais leve e depois disso, corri o mais forte que eu conseguia. Consegui ganhar uma sobrevida quando vi que faltava 1km pra completar a prova e voltei a correr melhorzinho, obvio que muito abaixo do que eu pretendia.


Acima estão as fotos da chegada.
Conclui a prova com 32'38'' e pace de 4'40''. Abaixo vão as minhas parciais a cada kilometro:

1km: 4'00''
2km: 4'28''
3km: 4'28''
4km: 4'53''
5km: 5'05''
6km: 5'01''
7km: 4'40'

Como deu pra perceber, a partir do 4°km eu já havia pedido as contas e apenas pensava em completar a prova.
Sofri um pouco durante a prova, alguns fatores atrapalharam muito meu desempenho, entre eles o calor muito forte do dia da prova e outro fator determinante é a minha adaptação aqui em Capão da Canoa, eu tive que trocar meu sono, já que estou trabalhando a noite aqui e isso tá atrapalhando bastante, inclusive nos treinos. Mas é questão de tempo pra que tudo volte a se encaixar e as coisas voltem ao normal (assim espero).
A medalha de participação era muito bonita, qualidade que não se vê em Pelotas, pelo menos eu nunca ganhei nenhuma medalha assim lá, ainda mais numa prova gratuita.

Recebendo a medalha.
Bonita né?
Pós-prova:
Após completar a prova, encontrei o Volnei que completou antes de mim, ele foi o terceiro colocado no geral, tá correndo muito!!
Esperamos os outros guris chegarem e ficamos conversando sobre a TTT (Travessia Torres-Tramandaí) que acontece no final de janeiro aqui no litoral, confirmei minha participação na equipe deles, vamos correr em quarteto. 4 corredores dividindo um pouco mais de 80km na areia e no vento, quero só ver o que vai acontecer, mas não custa nada aproveitar as oportunidades e correr provas diferentes.


Pessoal reunido após a prova.
Saldo positivo da prova: Organização impecável, lugar muito bom pra correr também. Tudo que grandes eventos proporcionam, só que dessa vez foi de graça, muito bom mesmo.

Saldo negativo da prova: Não ter premiações no geral e nas categorias, mas também não era esse o objetivo do evento. 

Agora é continuar treinando pra correr as provas que vão aparecer por aqui, são muitas provas no verão, então preciso estar na ponta dos cascos pra tentar beliscar alguma coisa aqui..
Queria agradecer ao pessoal que me deu carona e que também me convidaram pra correr junto deles na TTT, valeu mesmo. Vou fazer o possível pra ajudar, sempre que for possível.
Acho que minha próxima competição é agora no dia 28 de dezembro em Torres, se não der pra ir lá, vou correr em Xangri-lá no dia 11 de janeiro.
No mais era isso, até mais e bons treinos!!

Um comentário: