domingo, 31 de março de 2013

Próxima competição - 1° Corrida e Caminhada de Santo Antonio

A CORRIDA MAIS DOCE DO ESTADO

Data: 07/04/2013
Distância: 8km
Horário: 9h
Local da largada: Parque da guarda - Santo Antonio da Patrulha
Percurso: Largada em frente à Destilaria no Parque da Guarda, seguindo pela Rua Ângelo Tedesco, Rua João Pedroso da Luz, Rua Capitão Antônio Nunes Bemfica, Av. Paulo Maciel de Moraes, Rua Mal. Floriano Peixoto, Av. Borges de Medeiros, Rua João Pedroso da Luz, Rua Ângelo Tedesco, até a imagem de Santo Antônio, com chegada em frente à Destilaria no Parque da Guarda. Totalizando o percurso de 8km.
Primeira vez que vou correr na cidade que fui criado, passava todos os finais de semana em Santo Antonio da Patrulha, até vir morar em Pelotas. Mais uma vez vou estar acompanhado dos meus dindos e minhas primas, pessoas muito importantes na minha vida. Afinal, morei 12 anos com eles.
Espero que eu possa fazer uma boa prova lá, estou treinandomal ultimamente em função de uma gripe e indisposição pra treinar. Correr 8km não é minha praia, mas vai ser bom pra eu ver meu desempenho numa prova "mais longa".
Vou confiante pra ver se trago alguma premiação de lá. É sempre difícil, mas vou dar meu máximo sempre.

terça-feira, 26 de março de 2013

Hangerz Porta-medalhas

Semana passada recebi meu novo porta-medalhas. Resolvi comprar porque vi a propaganda na internet e realmente achei bem interessante o produto pois posso colocar mais de 100 medalhas nele, isso diferencia o Hangerz dos concorrentes, a maioria dos outros porta-medalhas se limita a 15 ganchos.
Outro ponto positivo do produto é que ele é fixado por parafusos, assim ele fica firme e sem risco de cair da parede.
Esse modelo contém 18 ganchos, eu estou colocando 5 medalhas em cada gancho, ainda posso colocar 30 medalhas nesse porta-medalhas. Achei muito vantajoso essa idéia de podermos colocar uma boa quantidade de medalhas nele, aí estão todas minhas conquistas nesses 15 meses correndo. Até o final do ano quero completar ele, vai ser complicado mas irei fazer o possível mesmo.

Como instalar:
- Segure seu porta-medalhas contra a superfície onde se quer instalar.
- Use um nível ou trena para nivelá-lo e marque os furos com um lápis.
- Com uma furadeira e broca de vídea de (5,0 mm), faça os furos.
- Coloque uma bucha de fixação em cada furo, posicione o parafuso no porta-medalhas juntamente com um espaçador e aperte o parafuso.
- Repita a operação nos demais furos.
- Dê um passo atrás e admire o seu novo Hangerz Porta-Medalhas.

Particularmente eu gostei muito do produto e o preço é muito acessível também, vale a pena gastar um pouco e investir no produto, pois só quem corre sabe o valor das nossas medalhas, encontre o produto no site da empresa: http://www.hangerzpm.com/

segunda-feira, 18 de março de 2013

1 ano de ASCORP

Hoje, dia 18 de março de 2013, eu estou completando um ano como corredor da Associação dos Corredores de Rua de Pelotas (ASCORP).
Ano passado eu estava de férias em Capão da Canoa e tinha uma corrida marcada na cidade de Osório, lembro que estava chovendo demais na hora da corrida, mas mesmo assim fui correr.
Lembro que foi a minha terceira competição, se bem que naquela época eu nem sabia o significado da palavra competição. Corri 5km naquela noite e por incrível que pareça, eu ainda consegui subir no pódio. Fiquei em segundo lugar na minha categoria (20-24 anos).
Mas o mais importante naquela prova foi eu conseguir fazer o meu primeiro contato com o pessoal da Ascorp, vi vários corredores da equipe lá e após a prova eu lembro que fui no micro ônibus atrás de alguém que pudesse me dar informação sobre o que eu precisava fazer pra começar a participar das viagens e enfim fazer parte da equipe.
Encontrei a Lucinare (eu não conhecia ela na época) e ela disse que era pra eu falar com a Andrea (presidente da equipe). Fui atrás dessa tal Andrea e acabei conseguindo o e-mail dela.
Assim que cheguei em Pelotas, eu conversei com ela via e-mail e ficou acertado que na próxima viagem da equipe eu iria junto com a equipe.
Naquela época eu não saia de casa para treinar, eu estava com quase 96kg e ia só pra participar das provas. Eu gostava de correr, mas não tinha vontade de treinar.
Minha primeira viagem com a equipe foi pra cidade de Santana do Livramento, corri a 3° etapa do Circuito do SESC de 2012 e me apavorei com o percurso, minha quarta competição e o nível foi forte demais, lembro que fiquei em 24° na minha categoria.

Minha primeira foto com a famosa "amarelinha".
Logo depois disso eu comecei a participar de todas as etapas do SESC com a equipe, ano passado fiquei sem correr apenas 4 etapas só, não lembro direito. Conheci várias cidades do nosso estado e fiz muitas amizades que eu tenho certeza que levarei pro resto da minha vida. Conheci pessoas novas e entrei pra família Ascorp, espero que eu continue fazendo parte dessa equipe por muito tempo.
Somos os atuais campeões do Circuito do SESC, estamos lutando mais esse ano pra mantermos o título na nossa cidade. Se conseguirmos, será o 5° ano consecutivos que iremos trazer o troféu para Pelotas.
Queria deixar um muito obrigado a todos os integrantes da equipe, todos são importantes pra mim.
Nossas viagens são muito cansativas, mas esse bando de loucos torna tudo mais fácil, se não fosse essa equipe, eu não sei o que seria de mim como corredor.
Queria agradecer a Andrea por ter me dado a oportunidade de fazer parte desse time forte de corredores e também queria desejar a Marisa uma boa sorte na nova gestão da presidência da equipe, sei que continuamos em boas mãos e a equipe irá continuar vencendo tudo que disputa e seguirá nessa crescente que vem tendo nos últimos anos.
Para saber mais sobre a equipe, acesse o blog: http://ascorp-pelotas.blogspot.com.br/

quinta-feira, 14 de março de 2013

(32° competição) Circuito SESC de Corridas, etapa Santana do Livramento.

Distância: 3km
Tempo: 11'14'' 
Local: Santana do Livramento/RS
Colocação Geral:
Colocação na Categoria:
Total de Corredores: 45

Essa corrida começou pra mim na noite de sábado (09/03). Por volta das 22h eu resolvi deitar pra dormir e dar uma descansada visando a prova do domingo, infelizmente a ansiedade e o nervosismo não deixaram isso acontecer e eu corri praticamente sem dormir. Creio que isso acontece com a maioria dos atletas que estão começando a correr e querem resultados.
Saímos de Pelotas por volta das 2h da madrugada do domingo e fomos em direção a Santana do Livramento, chegamos lá e já passava das 7h da manhã. A viagem foi muito cansativa, mal consegui fechar os olhos pra dormir, se eu dormi 20 minutos foi muito. O micro ônibus era muito apertado pra mim, essa é a desvantagem de ser alto.
Logo que chegamos na cidade, fui fazer a retirada do meu kit, dei uma olhada nos competidores que eu teria que enfrentar na jornada pelo meu segundo pódio do ano, cheguei lá e vi que o campeão estadual dos 3km comerciário iria correr, percebi que não seria nada fácil a minha batalha lá. Os outros corredores eu não sabia quem eram, só conhecia esse cara e o Rafael Nunes, 1° colocado em Osório, outro grande adversário que eu teria. 
Minha proposta nessa prova era baixar meu tempo e talvez ficar com o 3° lugar no geral, porém eu sabia que não seria nada fácil, em função do nível dos competidores.
Eu sabia que o percurso era difícil, em 2012 eu corri 5km lá e vi que era bem complicado mesmo, os 3km não ficavam muito atrás disso, porque lembro de correr ano passado lá e ter passado pelos corredores de 3km no percurso e esse ano aconteceu a mesma coisa, os corredores dos 5km passaram por nós numa parte da prova.
Eu estava trocando de roupa pra ir aquecer quando recebi a notícia que a Mariana iria correr. Na hora eu não acreditei né, mas quando eu vi que ela estava até experimentando calção, eu vi que era sério mesmo. Como ela não havia se inscrito, acabou usando o número de outra corredora da nossa equipe que não pode ir viajar conosco. Mas o que importava era ela começar a correr, participar da primeira corrida por livre e espontânea vontade, sem ser forçada a nada, mas confesso que até agora não acredito que ela correu hahaha
Logo após tudo isso, comecei a me concentrar mais na prova, pensar só em correr bem e tentar fazer uma boa corrida, resolvi aquecer só pra tirar um pouco a tensão do momento, outra coisa que acontece com praticamente todos os competidores antes de alguma prova importante.
Logo após isso fui em direção ao local da largada, ficamos esperando a chegada da categoria infantil, para enfim corrermos.
Minutos antes da largada.
Logo após a chegada da categoria infantil, todos os corredores dos 3km se posicionaram na linha de largada, desejei boa sorte a todos meus amigos e adversários e vi que havia chegado a hora da prova.
A largada foi dada e eu saí num ritmo forte/moderado, não saí com todo o gás porque eu sabia que o percurso era complicado e eu podia acabar estragando minha prova se saísse num ritmo forte demais. Logo no início já encaramos uma leve subida, mas que poderia ser o divisor de águas pra maioria dos competidores. Depois que passei por essa subida eu resolvi imprimir meu ritmo normal de prova. Eu estava me sentindo bem, sem sentir nada e enfim, fazendo o ritmo que eu pretendia fazer. Pouco antes de completar a metade da prova, pegamos uma descida com cerca de 300 metros e já haviam alguns atletas voltando, resolvi contar quantos da categoria comerciários haviam na minha frente, cheguei a conclusão que eu estava em quarto lugar na metade da prova, e o terceiro colocado era o Rafael Nunes, meu colega de equipe que havia sido campeão na primeira etapa. Eu sei que ele é superior a mim, treina a muito mais tempo e faz por merecer esses pódios recentes. 
Comecei a subir esses 300 metros e não foi tão difícil assim, o psicológico conta muito nesses momentos, completei tranquilo essa subida. Voltei a correr forte e vi que ele já havia se distanciado bastante de mim e percebi que o melhor que eu iria conseguir seria uma boa colocação na minha categoria. Eu estava em quarto lugar no geral da prova, automaticamente eu seria o primeiro colocado da minha categoria. Dei uma forçada no ritmo e quando faltava uns 600/700 metros pra completar a prova eu resolvi tirar o pé do acelerador e manter um ritmo tranquilo, afinal eu tinha olhado pra trás e os outros corredores estavam longe de mim, eu havia conseguido abrir uma distancia considerável deles. 
Já que eu não iria conseguir nada no pódio geral, optei por correr mais leve, não havia motivos para eu me desgastar, era só manter o ritmo que eu estava e cruzar a linha de chegada. Completei a prova bem tranquilo, praticamente num trote forte, meu tempo foi mais alto do que fiz na primeira etapa, fui quase 30 segundos mais lento, mas isso não tem problema algum, afinal eu diminui muito meu ritmo e as subidas dificultaram um pouco mais a busca por tempos melhores.
Perto de cruzar a linha de chegada.
Logo após completar a prova, vi uma chegada linda. Dois competidores cruzando a linha juntos, meu irmão Marcus Gante, junto do Patrick Martelli. Ambos chegaram juntos e obteram a 5° colocação na prova, eu não sei qual foi o critério usado para o "desempate", mas que foi lindo ver os dois disputando o 5° lugar foi, os dois estão de parabéns pela excelente prova.
Pouco depois disso eu lembrei de buscar a Mariana pra dar uma força pra ela, comecei a fazer o caminho inverso do percurso e um casal de idosos me perguntou: 
- Porque tu vai correr tudo isso mais uma vez? Tu é louco guri?
E eu respondi:
- Vou buscar minha namorada, primeira vez que ela corre.
Depois que eu falei isso a véia ficou toda faceira hahahaha
Encontrei a Mariana, achei que ela estaria pior. Pra quem nunca havia corrido, ela estava bem tranquila até. Conseguiu fazer a prova alternando caminhadas com alguns trotes, mas estava ali, lutando pra completar a primeira prova.
Corri com ela até a parte final da prova, mas deixei ela correr os últimos 200 metros sozinha. Ela completou o percurso em 21 minutos, excelente tempo pra alguém que jamais pensava que fosse correr um dia na vida.
Logo após o final da prova.
Depois disso ficamos esperando sair o resultado oficial da prova, eu sabia que havia ficado em 4° lugar no geral, mas é sempre bom dar uma conferida. Troquei de roupa e voltei e vi que havia conseguido ficar em 1° lugar na minha categoria (20-29 anos) e iria somar mais uma medalha pra minha coleção.
Pouco tempo depois disso começou a premiação, fui chamado pra subir no pódio e ao meu lado estava o Gabriel Becker, outro corredor pelotense que conseguiu um bom resultado nessa etapa. Lembro que em janeiro eu ia treinar na pista do quartel e ele me dava força em alguns treinos, muito bom subir no pódio ao lado de alguém que sempre se mostrou disposto a me ajudar.
Juntos no pódio.
A Ascorp conseguiu pódio com praticamente todos os atletas, estamos na luta pela conquista de mais um estadual esse ano, na próxima etapa em Camaquã vamos com força máxima pra tentarmos a liderança do circuito. Todos os atletas tem se mostrado focados nas provas e algumas surpresas vem aparecendo neste ano, me considero surpresa também pois ano passado eu não havia feito nenhum ponto pra equipe, esse ano já fiz 5, em duas etapas.
Representantes da equipe em Santana do Livramento.
Medalhas conquistadas no último domingo.
Mais uma vez venho agradecer ao pessoal da Churrascaria Princesa que me liberaram no domingo passado, possibilitado a minha participação nessa prova.
Queria parabenizar todos corredores que participaram dessa etapa, particularmente eu acho uma das mais difíceis do circuito. Agora é continuar focado nos treinos, manter a humildade e tentar conseguir uma boa colocação na etapa de Camaquã, no dia 14 de abril.

segunda-feira, 11 de março de 2013

Resultado geral 2° etapa circuito SESC de corridas - Santana do Livramento

Resultado dos 3km comerciário, Santana do Livramento/RS.

1° lugar: Marcos Rogério Costa 9'07'' - Santana do Livramento.
lugar: Célio Soares Pedroso 10'08'' - Alegrete.
lugar: Joni Rafael Bueno Nunes 10'23'' - Pelotas.
lugar: Raphael Kurz Clasen de Oliveira 11'17'' - Pelotas.
lugar: Marcus Gante Martines 11'41'' - Pelotas.
lugar: Patrick Ydner Martelli 11'41'' Santa Maria.
lugar: Antonio Barbosa 11'53'' - Bagé.
7° lugar: Gabriel Becker Moraes 11'55'' - Pelotas.
8° lugar: Fabio Woff 12'19'' - São Leopoldo.
lugar: Alexsandro Orcy 12'38'' - Uruguaiana.
10° lugar: Sidnei Vieira 12'56'' - Bagé
11° lugar: Sandro Menato 13'02'' - Santana do Livramento.
12° lugar: Cristiano Fernandes 13'09'' - Alegrete.
13° lugar: José Vicente Pereira 14'16'' - Uruguaiana.
14° lugar: Luiz Flávio Davila 14'38'' - Alegrete.
15° lugar: Marcio Ferreira 15'27'' - Bagé.
16° lugar: Eber Jesus Machado 16'18'' - Santana do Livramento.
17° lugar: Jenifer Vanusa Soares 17'50'' - Santana do Livramento.
18° lugar: Dilma Soares Cavalheiro 19'10'' - Santana do Livramento.
19° lugar: Carlos Roberto Machado 22'22'' - Bagé.

Dentro de alguns dias todos os resultados estão disponíveis no site: https://www.sesc-rs.com.br/circuitodecorridas/ 

sexta-feira, 8 de março de 2013

Matéria Diário da Manhã (02/03)

Retirei uma matéria do Diário da Manhã de sábado, 02 de março de 2013.
A matéria fala sobre a etapa de Osório do Circuito SESC de Corridas, deêm uma lida:

Corredores pelotenses em Osório
O circuito SESC de Corridas, temporada 2013, teve início com provas de 1km e 2km - atletas infantis e 3km, 5km e 10km para adultos. A primeira etapa ocorreu em Osório e reuniu competidores de diferentes municípios gaúchos. Em destaque a participação da Associação dos Corredores de Rua de Pelotas (Ascorp), cuja delegação contou com 21 atletas. As provas foram à noite, e aconteceram em frente ao Centro Olímpico de Osório. Participação expressiva com centenas de corredores. A ressalva, no entanto, foi atrapalhada com resultados. Cada competidos usou "chip", porém na apuração dos desempenhos, houve confusão e apareceram tempos improváveis (isso nas provas de 5km e 10km). Numa nova listagem, alterações nas posições, contudo, sem a divulgação dos tempos. Houve corredores cujo "chip" não registrou o desempenho. Fica a lição para que não ocorra nas próximas etapas, que serão realizadas mensalmente em diferentes cidades do estado. 

A Ascorp conquistou as seguintes premiações:
Érick Gomes - Campeão geral 1km.
Rafael Nunes - Campeão geral 3km comerciário.
Luisa Giampaoli - Campeão geral 5km usuário.
Marli Matias - Campeão geral 10km usuário.
Raphael Clasen - Terceiro colocado geral 3km usuário.
Gilberto Ribeiro - Terceiro colocado geral 10km usuário.

Nas categorias:
Vilnei Moraes - Campeão 5km, 40/44 anos comerciário.
Mária do Rosário - Campeão 3km, 50/54 anos comerciário.
Erionete Ribeiro - Segunda colocada 3km, 45/49 anos usuário.
Marcus Gante - Segundo colocado 3km, 30/39 anos comerciário.
Luis Antonio - Terceiro colocado 5km, 40/44 anos usuário.
Lucinare Santos - Terceira colocada 5km, 40/44 usuária.
Carlos Cogoy - Segundo colocado, 45/49 comerciário.

quarta-feira, 6 de março de 2013

Circuito SESC de Corridas, etapa Santana do Livramento


Etapa Santana do Livramento - 10/03/2013
Horário: 9h
Local da Largada: Praça General Osório em Frente a Prefeitura Municipal.

Mais uma vez vou correr 3km, meu objetivo nessa prova é baixar meu tempo novamente, na etapa de Osório, eu fiz os 3km em 10'58''. Conquistei um troféu, ficando em terceiro lugar na categoria comerciário. Ano passado corri 5km em Santana do Livramento e achei bem difícil o percurso por causa do grande número de subidas, esse ano vou pros 3km e espero fazer uma boa prova.
Vou tentar fazer um bom tempo, não vou pensando em pódio, vou pra tentar baixar meu tempo, se eu conseguir fazer uma boa prova e pegar alguma coisa de premiação vai ser por consequência do meu treinamento. Se eu fizer um bom tempo, automaticamente estarei sujeito a algum pódio, agora é esperar até a hora da prova e ver o resultado. Tenho mais dois dias de treinamento até lá, tenho que aproveitá-los.
Vamos sair de Pelotas no domingo as 2h da manhã, vamos mais uma vez longe em busca de bons resultados pra cidade de Pelotas, uma boa sorte pra todos nós da equipe ASCORP. 
Mais informações sobre a prova no link: https://www.sesc-rs.com.br/circuitodecorridas/
Percurso da prova.