sexta-feira, 31 de maio de 2013

Circuito SESC de Corridas, etapa Santa Cruz do Sul


Etapa Santa Cruz do Sul - 02/06/2013
Horário: 9h

Pela primeira vez vou correr 10km, vou fazer essa distancia como preparação para a Golden Four Asics, que acontece no final do mês de junho em Porto Alegre. Espero que eu faça uma boa prova e consiga fazer um bom tempo, não vou correr por pódio dessa vez, vou correr para fazer a minha prova e fazer um treino forte, se vier alguma medalha de lá, vai ser muito bem vinda.
Desejo boa sorte para todos os corredores da minha equipe que irão longe mais uma vez para correr e representar nossa cidade longe de Pelotas.

Mais informações sobre a prova no link: https://www.sesc-rs.com.br/circuitodecorridas/

quarta-feira, 29 de maio de 2013

(37° competição) Rústica do Dia do Desafio

Distância: 3,3km
Tempo: 12'19''
Local: Pelotas/RS
Colocação Geral: 21°
Colocação na Categoria: (não havia)
Total de Corredores: (cerca de 200)

Nem lembro qual foi a última vez que eu havia competido em Pelotas, mas se não me engano foi em janeiro, numa rústica do GAEC. Ontem usei essa prova como um teste para ver a evolução que eu tive de um ano pra cá.
Corri essa mesma prova, nessa mesma data no ano passado e fiz os 3,3km em 13'28'' e minha intenção nesse ano era baixar esse tempo, e consegui.
Na minha opinião o termo "Dia do desafio" é auto explicativo, esse é o dia que temos que nos desafiar, por isso convidei vários amigos meus para correrem e começarem com a prática da corrida, infelizmente poucos foram até lá. Talvez a culpa tenha sido da chuva, ou foi a preguiça que não deixou eles saírem de casa.
Cheguei lá por volta das 22:30 e a largada estava prevista para 00:01, fiquei um bom tempo conversando com amigos que iriam participar da prova.
Alguns queriam bater recorde pessoal, outros voltando de lesão e queriam usar a prova como teste e outros queriam apenas participar, sem competir.
Minha intenção era apenas participar da prova, mas como não consegui treinar na parte da prova, eu resolvi dar uma forçada e ver se eu conseguia baixar o tempo que eu fiz no ano passado.
Eu não tinha noção exata de como eu me sentiria ontem porque mudei totalmente meu treinamento, estou focado para correr 21km na Golde Four Asics no dia 30 de junho e todo mundo sabe que correr 3km é bem diferente de correr 21km. Ou seja, o treinamento vem sendo bem diferente.
Antes eu fazia tiros de 200m, 400m e 600m. Hoje em dia eu faço de 1km e as rodagens vem sendo mais longas, estou correndo na base de 10km por dia.
Os treinos mudaram e eu precisava saber como eu me sentiria correndo uma prova curta, que era o tipo de prova que eu costumava correr.
Dessa vez até o prefeito de Pelotas resolveu participar da prova, espero que não seja jogada política e que enfim possamos receber apoio da prefeitura e que haja investimento no esporte, afinal isso vem fazendo muita falta em Pelotas. Acho que só há apoio por conveniência, espero que eu esteja enganado e torço para que Pelotas cresça logo no mundo do esporte.
Na hora da largada, eu fiquei um pouco atrás da linha de frente, com isso eu passei por aquele sufoco que sempre acontece na largada das provas.
Muitos corredores saíram correndo muito rápido, dando tiro praticamente e em menos de 3 minutos eles já estavam ficando para trás, não souberam dosar e cansaram cedo demais.
Eu fui fazendo minha prova tranquilo, até que encontrei a Luisa. Como de costume, corremos juntos e ela foi a campeã feminina na prova.
Eu encontrei ela nos primeiros 500 metros de prova e fomos juntos praticamente até o final. Ela estava correndo bem e eu fiz a prova com ela e pra ela. Eu puxei ela até o último kilometro, quando eu vi que ela já estava com uma boa vantagem em relação a segunda colocada eu abri a passada e dei um sprint final, consegui forçar nos últimos 600 metros e ultrapassei vários competidores e cheguei tranquilo, sem me sentir como eu me sentia antes após o final das provas. Sei que eu aguentaria mais 1 ou 2km correndo no ritmo que eu corri, gostei do meu desempenho ontem justamente por isso, eu vi uma boa evolução em mim, talvez seja porque me acostumei com treinos mais longos. Ontem foi um tiro curto e não senti praticamente nada.
Acredito que esse último mês de treinos vem dando resultado e eu estou vendo uma grande diferença no meu desempenho, antes eu corria 3km forte e chegava exausto no fim da prova, ontem foi diferente disso.
Consegui baixar 1'09'' em relação ao ano passado. Pode parecer pouca coisa, mas baixar 1' correndo 3km é muita coisa.
Fiquei satisfeito com o meu resultado e agora tô mais confiante para correr minha primeira prova de 10km, e isso já vai acontecer nesse próximo domingo na cidade de Santa Cruz do Sul, minha meta é baixar dos 42' e acredito que eu consiga fazer um pouco melhor que isso, mas só domingo para eu saber.

Pessoal do Night Runners pouco antes da prova.
Após a prova.
Esse trio vai voar na Golden Four Asics hein.
Só tenho a agradecer ao Cristian Duarte por me ajudar diariamente nos meus treinos, estou evoluindo de forma rápida e isso é muito importante.
Também queria agradecer pela força de sempre e parabenizar o Rafael Nunes pela prova de ontem, 8° colocado no geral.
E parabenizar todos aqueles corredores que foram correr nessa noite chuvosa. Em especial para o pessoal da ASCORP e do Night Runners que estão sempre correndo, com chuva ou sem chuva, fazendo da corrida de rua uma marca da cidade de Pelotas.
Agora é dar uma freada nos treinos e focar na prova de domingo e esperar voltar de Santa Cruz com um bom resultado, até mais.

domingo, 26 de maio de 2013

3° longão visando a Golden Four Asics


Hoje saí pra fazer mais um treino longo, dessa vez eram 16km que eu iria enfrentar.
Semana passada corri 15km no ritmo de 5'/km e dessa vez eu teria que correr 16km no ritmo de 4'55''/km. Pensei que eu fosse sentir um pouco mais hoje, já que eu teria que correr mais forte que na semana passada, mas achei super tranquilo e esse ritmo e deu pra aumentar bastante durante o treino, corri os 5 primeiros kilometros nesse ritmo, depois vi que dava pra aumentar e resolvi arriscar, o resultado foi bom, fiz um baita treino e não senti muito. Sei que tenho muito pra melhorar ainda, essa semana fiz todos meus treinos certinhos e todos foram muito bons, melhor do que até eu mesmo esperava. Quero continuar assim, focado para que no dia 30 de junho eu faça uma boa prova e que enfim, faça os 21km abaixo de 1H40''.
Aí vão as minhas parciais a cada kilometro:


1°km: 4'49''
2°km: 4'55''
3°km: 4'55''
4°km: 4'52''
5°km: 4'49''
6°km: 4'54''
7°km: 4'51''
8°km: 4'49''
9°km: 4'49''
10°km: 4'45''
11°km: 4'47''
12°km: 4'44''
13°km: 4'47''
14°km: 4'50''
15°km: 4'48''
16°km: 4'44''

Dessa vez consegui fazer todas parciais abaixo do tempo programado (4'55'') e o resultado do treino foi muito bom. Não senti dores, não senti cansaço e sei que posso forçar mais um pouco. Sei que ainda falta muito, mas depois de 3 longões, eu já percebi uma baita evolução em mim. Agora é aproveitar os próximos finais de semana e fazer os últimos ajustes para correr bem lá em Porto Alegre.
No próximo domingo não vou conseguir correr 15km porque tem Circuito SESC em Santa Cruz do Sul e vou fazer minha estréia nos 10km, quero ver se consigo fazer uma boa prova, não tenho experiencia nessa distancia, mas aos poucos vou adquirindo.
Terça-feira eu pretendia correr a prova do dia do desafio aqui em Pelotas, mas infelizmente deixei passar e não fiz a inscrição, vou ver se fico sem correr, ou vou correr em Rio Grande na quarta-feira. Talvez eu não corra nenhuma das duas provas e me preparo melhor para os 10km em Santa Cruz do Sul.
Por enquanto é isso, agora é me manter focado nos treinos e continuar crescendo o meu rendimento! Até mais.

quarta-feira, 22 de maio de 2013

1º par do Sprint Tênis

Entrei em contato com o Roberto Filho pelo facebook e fechamos um acordo de patrocínio e ele me enviou um par do Sprint Tênis para que eu usasse nos treinos e nas competições.
O tênis chegou na sexta-feira passada e eu já coloquei para correr a noite com os Night Runners Pelotas, fizemos uma rodagem leve e o tênis me deixou com uma boa impressão.
No último domingo eu tive que fazer 15km e já coloquei o Sprint nos pés para treinar, gostei muito do tênis. Além de leve, ele é muito confortável. Gostei muito e indico à todos vocês, garanto que várias pessoas já ouviram falar sobre o tênis, mas tem medo de comprar. Eu era assim também, mas vale a pena mesmo. O preço é muito acessível e a qualidade é excelente.
Quem quiser conhecer o tênis, é só acessar o site: http://www.asprinttenis.com.br/

Como comprar o tênis:
Televendas: (35) 3267-4053
Skype: sprint.tenis

Meu 1º par do Sprint tênis.

segunda-feira, 20 de maio de 2013

2° longão visando a Golden Four Asics


Ontem realizei meu 2° longão preparatório para a Golden Four Asics/Porto Alegre.
Passei toda semana passada sem treinar, em função de uma lesão num jogo de futebol, depois disso decidi que não vou mais jogar futebol por um bom tempo, quero me prepara bem para as provas e tenho medo que uma lesão possa atrapalhar meu desempenho.
Sexta-feira fiz um teste no Night Runners pra ver se eu sentiria dor correndo, não senti e resolvi encarar os 15km no domingo.
Ontem saí pra treinar por volta das 19:30, parecia loucura treinar a noite e com o tempo chuvoso. Mas depois não adianta eu vir com lamentações dizendo que eu não consegui o tempo desejado na prova. Eu já perdi uma semana de treino e agora tenho que recuperá-la e chegar voando em Porto Alegre no dia 30 de junho.
Primeira vez que corri com o Sprint Tênis e o resultado foi excelente, além de conforto, a qualidade é muito grande. Tênis muito leve para correr e o amortecimento é muito bom também, quem quiser comprá-lo, aí vai o site: http://www.asprinttenis.com.br/
Meu percurso foi bem simples ontem. Saí da Av. República do Líbando, peguei a Av. Dom Joaquim e fui em direção à Av. Fernando Osório, chegando lá, fui até o clube XV de julho e fiz o retorno pelo mesmo caminho, completando os 15km. Primeira vez que eu corro na Av. Fernando Osório, como o tempo estava chuvoso e já era noite, eu resolvi correr na ciclovia e o estado é crítico, cheia de buracos e desnivelada, assim se tornou impossível correr lá, tive que me arriscar correndo pelo canto da rua, o estado das ciclovias em Pelotas é lamentável.
Estou fazendo que o Cristian Duarte me propôs, estou ancioso pela prova já. E mais uma vez venho agradecer ao Rafael Nunes por me emprestar o GPS, preciso comprar o meu logo.
Eu pretendia fazer os 15km correndo a 5' cada kilometro, consegui fazer isso tranquilo e sem sentir muito desgaste. Consegui completar o treino com folego pra correr mais uns 10km tranquilo.
Aí vão minhas parciais à cada kilometro:

1°km: 4'58''
2°km: 4'57''
3°km: 4'59''
4°km: 4'57''
5°km: 5'00''
6°km: 5'04''
7°km: 4'59''
8°km: 4'59''
9°km: 4'56''
10°km: 4'57''
11°km: 4'57''
12°km: 4'55''
13°km: 4'50''
14°km: 4'54''
15°km: 4'46''

Posso dizer que fiz um treino perfeito, afinal quebrei só no 6°km, mas isso não interferiu em nada no treino, já que não senti nenhum desconforto treinando. Achei muito bom o treino, agora é focar no treinamento durante a semana, recuperar o tempo perdido do ano passado e fazer um longão melhor ainda no próximo domingo.
Frase que resume minha atitude para treinar com o tempo de ontem:

“Quem quer fazer algo arranja um meio, quem não quer, arranja uma desculpa”.

quarta-feira, 15 de maio de 2013

4° Rústica Noturna Dia do Desafio


Inscrição: 1kg de alimento não perecível.
Distância: 3,5km.
Inscrições no Sesc Pelotas (R. Gonçalves Chaves, 914) até dia 24.05.2013.
Largada: 00:01 do dia 29.05
Concentração: 28.05.2013 a partir das 23:30 em frente ao SESC Pelotas (R. Gonçalves Chaves, 914).
Realização: Prefeitura de Pelotas - ASCORP - SESC/RS.


Essa não da pra ficar de fora, lembro que corri ano passado com todos meus colegas de aula. Esse ano vou tentar colocar todos meus amigos pra participarem dessa prova, vou fazer o possível para inserir o esporte na vida deles! Eaí, vai ficar de fora dessa? Não pode perder essa chance!! Bora correr.

domingo, 12 de maio de 2013

1° longão visando a Golden Four Asics


Hoje no final da tarde fiz meu primeiro "longão" para a Golden Four Asics, prova que irá acontecer no dia 30 de junho em Porto Alegre.
Eu pretendia fazer 15km, mas um pequeno acidente no percurso, fez com que eu encurtasse em 2km o treino, mas nada que possa ter estragado o que eu pretendia fazer.
Peguei os treinos semana passada com o Cristian Duarte (Kiko) e essa semana me encarnei mesmo para que eu possa fazer uma boa prova no final de junho, tenho mais de um mês para treinar forte e conseguir fazer um bom tempo e alcançar o que eu sempre quis (baixar os 21km de 1H40'0'').
Meu percurso foi bem simples, eu iniciei o treino na Av. República do Líbano e passei pelas Av. Dom Joaquim, Av. Juscelino Kubitschek e pela rua Rafael Pinto Bandeira. Fiz um percurso bem tranquilo, fiz duas voltas na Av. Juscelino Kubitschek, totalizando o treino de 13km.
Av. Juscelino Kubitschek
Me senti super bem no treino, não fiquei ofegante em momento algum e não senti nada de dores.
Estava programado para eu correr 5'/km. Eu não podia forçar mais que isso e nem deixar esse ritmo cair muito, então me concentrei e tentei fazer tudo certinho.
Pela primeira vez corri usando um GPS e me apaixonei, hoje eu vi o quanto é importante o uso dele, ainda mais num treino ou prova mais longa como eu fiz hoje, dá pra cadenciar bem o ritmo e manter ele certinho. Tenho que agradecer ao Rafael Nunes por abrir mão do GPS dele no dia de hoje e ter me emprestado, foi muito importante no treino de hoje, mesmo.
Hoje resolvi tomar carboidrato em gel durante o treino, tomei quando cruzei o décimo kilometro, preciso me acostumar com ele, para que não aconteça o que aconteceu na minha última prova em Porto Alegre. Para quem não sabe o que me aconteceu lá, só clicar aqui e ler.
Bom, estava tudo correndo bem, faltavam menos de 2km para que acabasse meu treino e eu não estava sentindo nada, iria acabar tranquilamente a tarefa da tarde de hoje, foi uma pena a Mariana (minha acessora hahaha) ter caído de bicicleta após me dar a garrafinha de água, mas não teve problema algum pois eu já estava na reta final do treino e isso não atrapalhou em nada, pelo menos eu fiz um teste e vi como estou me sentindo em treinos mais longos. Afinal não é da noite pro dia que eu vou me preparar para provas mais longas, antes eu estava acostumado com os 3km e todos sabem.
O que importa foi o resultado do treino e que não aconteceu nada de ruim com a Mariana, apenas o susto e um "mini corte" na mão.
Aí vão as parciais à cada km:

1°km:  4'55''
2°km:  5'03''
3°km:  5'03''
4°km:  4'59''
5°km:  5'03''
6°km:  5'02''
7°km:  4'56''
8°km:  4'57''
9°km:  5'02''
10°km: 5'02''
11°km: 4'56''
12°km: 4'59''
13°km: 5'02''

Fiz 6 km abaixo de 5'/km e 7km acima de 5'/km. Mas isso não altera muito o resultado final do treino, fiz os 13km em 1H05'23'' e acabei o treino com o tempo desejado.
Agora é manter os treinos fortes durante a semana que está por vir e tentar fazer os 15km no próximo domingo a 4'55''/km.

" A força não provém da capacidade física, mas sim de uma vontade indomável."

quarta-feira, 8 de maio de 2013

Nova camiseta de passeio da equipe Ascorp

A Associação dos corredores de rua de Pelotas (ASCORP) lançou na última semana a nova camiseta de passeio para seus atletas.
Agora posso usar a camiseta da equipe para eventos fora e dentro da cidade, e assim irei representar muito bem a equipe com a nova e famosa "amarelinha".

Agradecimentos aos nossos patrocinadores:
  • Unimed Pelotas
  • Charqueadas Transportes
  • Associação dos Funcionários da CEEE (AFCEE)

segunda-feira, 6 de maio de 2013

(36° competição) Circuito SESC de Corridas, etapa Rio Grande


Distância: 5km
Tempo: 19'27''
Local: Rio Grande/RS
Colocação Geral:
Colocação na Categoria:
Total de Corredores: 38

Fiquei toda a semana sem treinar em função da prova que corri no domingo passado, fiquei praticamente toda a semana com dores e acabei ficando sem correr. Eu tinha um treino marcado pra quarta-feira passada, mas infelizmente não pude treinar porque eu ainda não me sentia confortável, o jeito foi descansar bem o corpo e esperar fazer uma boa prova hoje.
Saímos de Pelotas por volta das 6:30 da manhã e fomos em direção à cidade de Rio Grande, apenas 60 km de distância separam Pelotas da cidade sede da quarta etapa do Circuito SESC de Corridas.
Chegamos lá e eu fui fazer a retirada do meu kit, dessa vez resolvi correr 5km, esse ano não pretendo mais correr 3km em nenhuma etapa, quero pegar uma boa base nos 5km e enfim subir correndo bem para os 10km.
Logo após a retirada do kit eu fui conhecer a tenda da Transpyre, grupo de corrida do meu amigo Cristian Duarte. Ganhei uma camiseta dele para usar na prova, a qualidade da camiseta é excelente. O Cristian além de meu amigo agora é meu treinador, a partir dessa terça-feira eu irei começar a fazer os treinos que ele me passará através de uma planilha de treinos que ele está planejando para mim.
Bom, hoje eu fui correr com a intenção de fazer uma boa prova. Não pensei em momento algum em pódio. Além do nível alto na prova, eu iria usar a competição de hoje como teste pra ver em quanto tempo eu estava fazendo os 5km. Afinal a minha última prova nessa distância havia sido em janeiro, cerca de 4 meses atrás. Depois disso foquei meu treinamento para correr 3km. Eu estava com receio de não conseguir correr bem, pois eu não tinha idéia de como eu iria me sair nesse "desafio". Acho que essa é a palavra mais correta pra usar em relação a prova de hoje, porque meu intuito era me desafiar e dar o melhor de mim e me testar.
Pouco depois disso, encontrei vários conhecidos meus de diversas localidades do estado e vários deles perguntavam se eu havia ou não ganhado o tênis da promoção GORun Skechers e falando nele, já estou louco para estreiá-lo.
Agora vamos falar sobre o que interessa: A prova.
Primeiro largou a turma dos 3km, nessa prova a Mariana correu. Fez uma boa prova e apesar dos 200 metros a mais, ela conseguiu bater seu recorde de tempo. Muito bom pra quem correu apenas 3 corridas até hoje.
Outra pessoa que correu os 3km foi meu grande amigo Rafael Nunes, o nível estava alto demais, mas ele fez o que podia fazer de melhor e ficou em quarto lugar no geral da prova e em primeiro na categoria, mais uma vez pontuou e se manteve na liderança por pontos nos 3km comerciário.
Os três primeiros colocados da prova foram:

1° lugar: Marcelo Jesus - Ascorp
2° lugar: André Hartwig - Ascorcam
3° lugar: Claiton Lopes - Ascorcam

Logo após a largada dos 3km, era a largada dos 5km e 10km, ambos largariam juntos, já que o percurso era o mesmo. A única coisa que diferenciava era o número de voltas, quem correu 5km deu apenas uma volta no percurso e quem correu 10km obviamente faria duas voltas.
Eu não me preocupei em ir muito pra frente mais uma vez, minha corrida não era contra os outros dessa vez, mas sim contra mim. Minha previsão era de fazer a prova em 20', se eu conseguisse baixar disso, já seria muito bom.
Me concentrei bem para fazer o meu melhor e fui em busca disso.
Momentos antes da largada.
Depois que foi dada a largada, eu comecei a imprimir meu ritmo. Eu estava acompanhando o Eder e o Michel. Então o Eder me alertou dizendo que o ritmo estava muito forte pra mim, pois ele estava correndo pra fazer a prova com o tempo de 18'30'', então resolvi dar uma diminuída no meu ritmo, pois provavelmente eu iria quebrar durante a prova.
Procurei alguém que eu pudesse correr lado a lado até o final da prova, procurei alguém que eu sabia que baixava de 20' e que eu poderia aguentar junto até o final da prova. Foi nesse momento que eu encontrei a Luisa, minha colega de equipe que está correndo muito. Em quatro etapas, ela venceu as quatro nos 5km. Eu sabia que o tempo dela era bem parecido com o meu, então encostei nela durante a prova e falei para irmos juntos até um ou o outro aguentasse, assim um puxa o outro até o final da prova.
Passamos os 2 primeiros kilômetros juntos e conseguimos manter até o terceiro, quando eu avistei meu colega de equipe. O Marcus correu todo tempo na minha frente, quando eu o alcancei eu pedi para que ele me acompanhasse  já que faltavam apenas 2km para completar a prova. Ele pediu para que eu mantivesse o meu ritmo porque ele não aguentaria até o final assim.
Eu, Marcus e Luisa (á direita)  na frente.
Poucos metros na minha frente estava a Luisa, correndo e mantendo o que havíamos combinado quando resolvemos correr juntos. Fiquei atrás dela até a passagem do quarto kilometro, após isso eu resolvi dar uma apertada no ritmo e já chamei ela pra abrir comigo, aumentamos a velocidade para enfim batermos nossos recordes na distância.
Faltando cerca de 500 metros para acabar a prova, o Rafael Nunes veio me buscar e me fez correr forte até o final da prova. Quando ele chegou do meu lado, eu achei que eu não fosse aguentar correr naquele ritmo que ele havia me proposto, mas fechei os olhos e fui até o final. Se não fosse ele vir me ajudar, eu não teria conseguido abrir o ritmo do jeito que abri e meu tempo não seria como foi hoje. Estou devendo uma pra ele e agradeço pela atitude, isso sim é um verdadeiro colega de equipe.
Reta final da prova e o Rafael correndo ao meu lado.
Cruzei a linha de chegada exausto, mas feliz pelo exito no meu objetivo. Completei a prova em 19'27'' (faltou pouco mais de 100 metros pra fechar os 5km), e fiz meu melhor tempo na prova. Após concluir a prova eu estava cansado demais, mas eu sei que se eu forçasse um pouco mais, eu conseguiria fazer um tempo melhor. Mas estou muito feliz pelo meu resultado, afinal estou correndo muito melhor que no ano passado. Agora é focar nos treinos que começam na terça-feira e melhorar dia após dia.
Cruzando a linha de chegada.
Depois de descansar alguns minutos, fui buscar alguns amigos que estavam correndo 10km, o primeiro que eu busquei foi outro companheiro de equipe, o Dejair. Logo após ele completar a prova, eu fui buscar minha amiga Angela, de Camaquã. Eu vi que foi muito importante quando foram me buscar hoje e resolvi fazer isso pelas pessoas que eu sabia que mereciam também.
Quando saíram os resultados, eu fui olhar sem nenhumas pretenções, mas para minha surpresa eu consegui beliscar o terceiro lugar na minha categoria.
Fiquei feliz em dobro, afinal eu consegui fazer a prova que eu pretendia fazer e ainda de quebra, levei mais uma medalha pra casa. 
3° colocado categoria 20/29 anos.
Agora é aumentar a carga dos treinos e aos poucos tentar melhorar meus tempos e enfim começar a correr 10km. Queria agradecer à todos que torcem pela minha evolução correndo e que me apoiam nas corridas.
Otávio, Gilda, Horácio, eu e Mariana. (Night Runners Pelotas).
O Pessoal do Night Runners Pelotas também se fez presente no evento, corredores sempre em busca de qualidade de vida. Todos estão de parabéns, não pelo tempo ou por pódios, mas sim pela participação. Esse é o espírito.

Grande Fábio.
Everton, Marcelo, Diego e Geferson. Só as feras.
Eu e a Mariana pagando de turistas, pouco antes de voltarmos para Pelotas.
Não esqueçam de curtir minha página no facebook, é só clicar aqui e curtir.
Não sei qual vai ser minha próxima prova, mas provavelmente será no próximo dia 25 aqui em Pelotas, ainda não sei se vou correr 5km ou 10km. Tenho 20 dias pra treinar e decidir, no mais era isso. Bons treinos!

quinta-feira, 2 de maio de 2013

(35° competição) Meia Maratona Caixa de Porto Alegre

Distância: 21km
Tempo: 1H59'04''
Local:Porto Alegre/RS
Colocação Geral: 533°
Colocação na Categoria: 15°
Total de Corredores: 703

Enfim resolvi postar sobre a minha última prova, participei no domingo passado a Meia Maratona Caixa de Porto Alegre. Pela segunda vez resolvi encarar a distância de 21km, e não foi tão fácil quanto eu esperava que fosse ser.
Fui pra esse desafio acompanhado de dois amigos aqui de Pelotas, o Eder e o José Américo, que iriam correr essa distância pela primeira vez. Saímos de Pelotas no sábado pela manhã e fomos em direção a capital para fazermos uma boa prova. Chegamos lá por volta das 15h da tarde e fomos em direção ao shopping para fazermos a retirada do kit, na loja Centauro. Os guris conseguiram retirar o kit deles, mas o meu ficou só para o domingo, na véspera da corrida. Fiquei meio nervoso em relação a isso, mas sabia que tudo iria dar certo no final.
Logo após fazermos o que tínhamos pra fazer no shopping, fomos em direção ao hotel para descansar. 
Muito bom o hotel que ficamos, preço super acessível e a localização também era boa, facilitando nosso deslocamento na cidade. A noite fomos jantar no shopping, o cardápio foi um prato de massas, visando a prova do dia seguinte. Precisaríamos de uma boa reserva de carboidratos.
Dormimos cedo e acordamos mais cedo ainda. Eram 5 horas da manhã e já estávamos de pé e nos preparando para a prova, que começava as 8 horas. Fomos tomar café na rodoviária de Porto Alegre e logo após isso fomos em direção ao Parque Marinha (local da largada da prova).
Chegando lá os guris foram fazer a retirada do chip e eu fui no estande da caixa em busca do meu kit. Cheguei lá e ele não estava lá. Fiquei meio preocupado, mas pouco tempo depois o Horácio chegou com meu kit e acabou com as minhas preocupações.
Depois disso tudo o foco foi só na prova, em enfrentar os 21km que viriam pela frente. Minha estratégia era correr os 21km em 1H40'00''. Correr os 15 primeiros kilometros em 5'/km e forçar tudo que dava nos últimos 6km. Achei que eu iria conseguir fazer isso tranquilo, mas me enganei.
Nem me preocupei em ir muito pra frente na hora da largada, pois dessa vez eu não iria correr os tradicionais 3km, então largar na frente não era tão importante pra mim.
Hora da largada.
Larguei meio forte no 1°km, passei com 4'20'' e resolvi diminuir a passada, já que não era nesse ritmo que eu pretendia correr. Passei os 5km com 25' cravados e vi que era só manter aquele ritmo e tentar acabar a prova assim. Vi que tinha um corredor que estava correndo comigo, na mesma velocidade e resolvemos ir um junto ao outro, fica mais fácil correr quando se tem alguém do lado. Conversei um monte com o famoso "Biro-Biro", era a 27° vez que ele corria 21km, além disso ele já correu maratonas e a famosa São Silvestre. Ele pretendia fazer a prova em 1H45'00'', então resolvi ir com ele até a hora que eu iria dar uma forçada maior.
Passamos pelo décimo kilometro juntos e eu resolvi tomar o carboidrato em gel que eu levava comigo, no calção. Tomei porque dizem que é bom para dar energia na metade final da prova. Fiz isso e 3 kilometros depois eu estava com ansia de vomito, tentei segurar o máximo e continuar correndo, mas no 14°km não teve como segurar, tive que parar e vomitar.
Achei que depois disso eu iria conseguir correr normalmente, mas pelo contrário.. Meu corpo já não era a mesma coisa, me senti fraco e cansado. Até hoje não sei se foi em função da parada (por perder o ritmo que eu vinha correndo) ou pelo fato de eu vomitar.
Meus planos de fazer a prova abaixo de 1H40' haviam ido por água abaixo. Apartir daquele momento eu queria completar em 1H50' e comecei a correr visando atingir esse tempo, fiz o máximo que eu podia fazer e infelizmente cada vez ficava mais difícil atingir a marca que eu pretendia fazer.
Durante a prova.
O cansaço já era evidente.
Sofri demais nos últimos kilometros, mas eu jamais iria desistir de completar a prova, cruzei a linha de chegada com quase 2 horas de prova, infelizmente fiquei longe de fazer o tempo pretendido, mas sempre tem o lado bom das coisas. Consegui baixar 25' da minha primeira meia maratona, apesar de todas adversidades, eu consegui bater meu recorde na distância e agora só penso em melhorar esse tempo.
Reta final da prova.
Nunca fiquei tão feliz em ver a linha de chegada, consegui aumentar meu ritmo nos ultimos 400 metros e cheguei exausto, completei a prova com a certeza que eu não correria mais 1 kilometro. Fui quase ao limite e vi que falta muito para eu conseguir fazer uma maratona, 42km não é pra qualquer um mesmo.
Cruzando a linha de chegada.
Logo após isso eu fui procurar os guris pra saber como eles tinham se saído. O Eder fez a prova em 1H27' e o José Américo em 1H35', excelentes tempos. Foram merecedores disso, porque treinaram forte para atingir essas marcas.
Depois disso fiz um alongamento e fui para o lounge da Caixa, fiquei sentado ali esperando os guris desaquecerem (ainda bem que não me convidaram pra ir junto hahaha), eles chegaram e ficamos esperando as premiações. Logo depois disso fomos para o carro e começamos a agilizar as coisas para voltarmos para Pelotas.
Tirando a minha prova, a nossa viagem foi nota 10. Combinamos tudo antes de sair de Pelotas e tudo aconteceu certinho, como o previsto. Nenhum problema no caminho e agora já estamos pensando na próxima vez que vamos para Porto Alegre correr.
Tirei de aprendizado dessa prova que eu nunca posso usar algumas coisas na prova, sem antes experimenta-las nos treinos. 
Apartir de segunda-feira que vem (06/05) irei treinar para provas de maior distancia, quero correr 10km para estar preparado para a Golden Four da Asics, em junho. O Cristian Duarte vai me ajudar nessa batalha, que vai ser me preparar para correr essas "longas distancias", meu primeiro desafio está previsto para o dia 25 de maio, aqui em Pelotas mesmo. Não tenho pretensões em fazer um bom tempo logo agora. Três semanas de treino não vão ser o suficiente, mas no final de junho espero correr bem os 21km.
Queria deixar meu agradecimento ao Horácio Severi, pelo convite para correr a prova, eu não iria correr e ele me conseguiu uma cortesia para participar da prova.
Famoso Biro-Biro, aprendi bastante enquanto corri ao lado dele.
Medalha e meu número de peito.