quarta-feira, 24 de julho de 2013

#3 Vem Comigo - Ranking de atletas Rio Grande/Pelotas


Olá amigos leitores. Pela terceira semana estamos aqui em nosso VEM COMIGO para mostrar algumas curiosidades de nosso querido esporte.
O assunto hoje é um tanto delicado de se falar: rankings. O que ao meu ver, mostra o desempenho de atletas como posição ou classificação com critérios estabelecidos pelos organizadores. Porém, os rankings aqui divulgados são de total responsabilidade e autoria do editor, com certeza hoje não vamos agradar a todos, mas vamos sim mostrar o que nossa região sul tem de melhor em corridas de rua.
Analisamos as competições realizadas em 2013 nas distâncias de 5km e 10km, sendo estas as mais realizadas, com base nisso montamos os rankings com os desempenhos atuais e não com o que os atletas já realizaram no passado.

Ranking Masculino Rio Grande:
1°- Marcos Nunes
2°- Gabriel Dias
3°- Marcelo Costa
4°- Rogério Lourenço
5°- Ângelo Benitez
6°- Anderson Tavares
7°- Renan Silva
8°- Cileno Alonso
9°- Jorge Teixeira
10°- José Luis Araújo
Obs: Vários corredores de Rio Grande não participaram de competição neste ano, com isso não fazem parte do ranking.

Ranking Feminino Rio Grande:
1°- Daniela Lourenço
2°- Tainara Borges
3°- Fátima Guimarães
4°- Vera Nunes
5°- Tatiane Henriques
6°- Cristine Coelho
7°- Grasiele Bischoff
8°- Aline Costa
9°- Lisiane Mello
10°- Geisa Luz
Obs: Este foi o ranking mais difícil de realizar, devido não ser de Rio Grande e não conhecer tecnicamente todas corredoras.

Ranking Masculino Pelotas:
1°- Alexandre Goulart
2°- Diorges Moura
3°- Alex Silva
4°- Everton Oliveira
5°- Leandro Carret
6°- João Paulo Barbosa
7°- Gilnei Gomes
8°- Gilberto Ribeiro
9°- Nelson Ribeiro
10°- Thiago Lopes

Ranking Feminino Pelotas:
1°- Marli Mathias
2°- Verônica Chaves
3°- Luisa Giampaoli
4°- Mônica Chaves
5°- Letícia Tuchtenhagem
6°- Débora Pinho
7°- Juliana Lopes
8°- Isis Boff
9°- Tatiana Martins
10°- Maria Glades

TOP 5 - Rio Grande/Pelotas (masculino)
1°- Marcos Nunes


2°- Alexandre Goulart
3°- Diorges Moura
4°- Alex Silva
5°- Gabriel Dias

TOP 5 -  Rio Grande/Pelotas (feminino)
1°- Marli Mathias


2°- Verônica Chaves
3°- Luisa Giampaoli
4°- Mônica Chaves
5°- Daniela Lourenço



Revelação - Rio Grande:
Masculino: Gabriel Henriques
Feminino: Paula Maglione



Revelação - Pelotas:
Masculino: Michel Soares


Feminino: Bianca Garcia

A cidade vizinha conhecida como noiva do mar está de parabéns, realiza diversas corridas durante o ano todo, é montado um calendário no início do ano onde é divulgado em seu site http://www.acorrg.com.br/, realiza rankings anuais com premiações específicas para os campeões, já nossa cidade fica a desejar com a organizações de eventos, onde são muito poucos durante todo ano e com o esforço de uma ou duas pessoas para que aconteça algo.
Na semana que a coluna VEM COMIGO vai te levar para conhecer os GRUPOS DE CORRIDAS e também ASSOCIAÇÕES DE CORREDORES da cidade de Pelotas e Rio Grande.

segunda-feira, 15 de julho de 2013

(41° competição) 1° Etapa Circuito Transpyre

Distância: 3km
Tempo: 11'24''
Local: Rio Grande/RS
Colocação Geral: 
Colocação na Categoria: (não havia)
Total de Corredores: 19

Ontem na cidade de Rio Grande, aconteceu a 1° etapa do Circuito Transpyre de corridas, o circuito terá 4 etapas. Ontem foram 3km, mas terão provas de 5km, 10km e 21km, respectivamente. A prova de 21km ocorrerá 2 semanas antes da volta da Ilha dos Marinheiros, tradicional prova aqui da região sul do estado, 24km correndo na volta da ilha. Será um treino de luxo, exclusivo para os atletas da equipe Transpyre. Eu particularmente não conheço o percurso e creio que isso vai facilitar minha vida no dia da prova.
Excelente ideia do Cristian para unir cada vez mais e principalmente, fazer a equipe crescer e motivar os atletas para buscar superação, participando de todas etapas.
Outra novidade no evento é a premiação de troféu para os 10 primeiros colocados de cada sexo. Isso também é um ponto positivo da prova, afinal hoje em dia as premiações estão muito escassas, as pessoas que promovem as provas só pensam em lucros, lucros e mais lucros. Deixando o corredor em segundo plano.
A prova estava programada pra acontecer na pista de atletismo da Furg (Universidade Federal do Rio Grande), mas em função da chuva que antecedeu alguns dias da prova, não pôde ser realizada lá (pra minha felicidade, porque eu não sou muito a favor de correr em pista), então o percurso foi adaptado dentro do campus da Universidade, percurso com 3.000 metros certinhos, nada a mais e nada a menos.
O percurso era um circuito de 2 voltas de 1.500 metros, iríamos até um cone localizado a 750 metros da largada e voltaríamos até o local da largada, precisamos fazer isso duas vezes. Achei muito bom o percurso. Ele era todo plano, com apenas algumas falhas, mas nada que pudesse prejudicar o desempenho de qualquer um de nós que participou da prova de ontem.
Já fazia um bom tempo que eu não participava de uma prova de 3km, a última vez havia sido em Camaquã, em abril. Eu não sabia como eu me sentiria e como seria o meu resultado, mas óbvio que eu iria dar o meu melhor.
Conversei com o Cristian a respeito do que eu deveria fazer na prova e ele disse que eu tinha que correr com ele, para corrermos no ritmo de 4'43'' de pace. Era bem o que eu planejava fazer.
O clima ontem estava perfeito para correr, não sei ao certo a temperatura, mas devia estar em torno de 15°C, sem vento e sem chuva. Nada nos impedia de fazer uma boa prova.
Antes da largada da prova masculina, aconteceu a primeira prova da Transpyre Kids, pra mim foi a principal atração da manhã, crianças de 2 a 11 anos correndo pela primeira vez e fazendo a alegria de quem estava lá vendo a prova, com certeza foi um espetáculo a parte.
Logo após a prova infantil, foi dada a largada do pelotão masculino, eram 19 atletas em busca de 10 troféus, eu tinha pretenções de fazer uma boa prova e ficar entre os 3 primeiros colocados da prova, mas por alguns segundos isso não foi possível.


Acertando o GPS na hora da largada.
Logo após a largada, o meu pensamento era imprimir o ritmo que eu pretendia. Eu não tive uma largada muito boa, cerca de 10 atletas estavam na minha frente, com o ritmo muito forte também, eu olhei no GPS e vi que eu estava a 3'22'' por km. Ou seja, o ritmo estava muito forte. Eu sabia que uma boa parte dos atletas que estavam na minha frente, iriam quebrar mais cedo ou mais tarde, porque o ritmo estava muito forte e eles foram na empolgação da hora da largada, talvez esqueceram que a prova tinha 3km.
Eu passei os primeiros 750 metros entre os 8 primeiros colocados e correndo sempre ao lado do Cristian, passamos os 1500 metros entre os 6 primeiros colocados. Faltavam ainda 1500 metros pra acabar a prova, e deixaríamos pro final para decidir quem iria chegar primeiro, entre eu e ele.


Fazendo a transição dos 1500 metros.
Logo após a virada pra parte final da prova, eu vi que eu estava me sentindo bem e resolvi dar uma apertada no ritmo. Achei meu 2°km bem mais lento que o 1°km, eu não conseguia prestar muito bem a atenção no GPS durante a prova, mas eu sabia que eu estava correndo acima de 4'43'' (pace que eu pretendia correr durante a prova).
Quando o GPS apitou que eu havia completado 2km, eu resolvi dar uma apertada no ritmo, pra tentar baixar o pace e consequentemente o meu tempo na prova.
Na minha frente haviam apenas 3 competidores. O Rafael Nunes, o Marcos Rosa e o Bruno Gomes.


Fechando 2.250 metros.
Eu ainda tinha forças pra buscar o Bruno e talvez encostar no Marcos. Eu vi que o Bruno tinha quebrado quando eu vi que comecei a encostar nele sem eu precisar aumentar muito meu ritmo, eu pensei em manter o ritmo que eu vinha fazendo até faltar 300 metros pra chegada, assim eu forçaria no sprint final e tentaria ultrapassá-lo para alcançar o terceiro lugar da prova.
Quando fui olhar meu GPS, já marcavam 2500 metros. Eu fiquei impressionado, porque antes eu sofria demais pra completar 3km, ontem quando eu fui perceber faltavam apenas 500 metros pra eu completar a prova, a partir dali eu já abri a passada e tentei a todo custo buscar o Bruno, infelizmente não foi possível e ele chegou apenas 2 segundos na minha frente.
Achei uma baita prova, gostei muito de correr ontem e vi que eu estou bem melhor do que eu pensava estar, acho que se eu tirasse um mês de polimento pra correr 3km de novo, eu melhoraria e muito, mas meu foco são os 21km de Punta del Este, então não posso nem cogitar a ideia de voltar a treinar pra correr 3km.
Infelizmente não fiquei entre os 3 primeiros colocados, mas vi que foi no detalhe. Não posso me cobrar tanto, acho que esse é um defeito que eu tenho. Estou sempre me cobrando demais, aos poucos os resultados vão aparecer e com certeza eles estão aparecendo.
Muito boa a prova masculina, 10 premiados com troféu e todos os outros 9 competidores ganharam medalha, assim todos saíram satisfeitos com a prova.


Essa foto foi tirada antes da prova, mas aí estão todos os competidores.
Depois da prova masculina, foi dada a largada da prova feminina, dessa vez a minha namorada não participou, mas na próxima ela já está convocada, assim como a minha irmã. As duas estão em dívida comigo agora.
Bom, como o melhor sempre fica pro final, após a prova, o Cristian organizou um churrasco pra toda as pessoas que foram prestigiar a prova, entre atletas e familiares.
O clima não poderia ter sido outro né, todos atletas debatendo sobre a prova e sobre as outras provas que estão por vir, foi perfeito pra discutir várias coisas e aos poucos vamos conhecendo um pouco mais um do outro, afinal eu sou o novato do grupo ali, com o tempo vão crescendo novas amizades e parcerias para corridas em outros lugares no estado.
Ontem tudo estava nota 10, tudo muito bom mesmo e agora só posso deixar claro que estou louco pela 2° etapa do circuito, quero correr logo esses 5km e quero ver como vou me sentir na pista.

E tava bom!!!
Eu e a Mariana após o almoço.

Esse é o 3° do ano e o 4° da coleção.
O Troféu masculino foi feito com a foto do Marcos Rosa, segundo colocado ontem e o melhor maratonista da equipe, nada mais justo essa homenagem. Cada etapa terá um troféu personalizado com algum atleta da equipe, muito boa essa ideia também, eu espero conquistar troféu nas 4 etapas, agora faltam apenas 3.
Quem quiser conhecer o trabalho do Cristian e quiser conhecer a equipe Transpyre é só acessar o blog e entrar em contato diretamente por lá. Aí está o link: http://equipetranspyre.blogspot.com.br/.
Queria deixar o parabéns aos meus companheiros de corridas aqui de Pelotas, ontem fomos lá e fizemos uma baita prova. Ao todo éramos 5 e todos saímos satisfeitos com nossos resultados pessoais.
Rafael Nunes, foi o campeão da prova.
Kleitom, estava com medo de correr, mas foi lá e conquistou um troféu de 9° colocado.
Érico, vem surpreendendo com os tempos que vem fazendo, correndo em tão pouco tempo e já mostrando um grande potencial.
Otávio, foi lá e simplesmente fez o seu melhor tempo, correndo acima do que ele mesmo esperava. Outro que está se superando e cada vez mais pegando gosto pela corrida.
Parabéns a todos nós, a todos os Transpyres e até mais gente.

quarta-feira, 10 de julho de 2013

#2 Vem Comigo - Recordes do atletismo

Olá amigos web leitores!
Hoje, a coluna “VEM COMIGO” vai te levar para o topo do atletismo. Vamos mostrar quais as melhores marcas nas principais distâncias do atletismo, quem são os detentores destas marcas e de onde eles são.
Nós, praticantes deste esporte, que por sinal é o que mais cresce mundialmente, devemos nos familiarizar um pouco mais, devemos realizar leituras sobre um bom alongamento, sobre sua pisada, sobre uma boa corrida e também sobre RECORDES, e hoje vamos começar a ajudar todos os leitores nesta jornada. Confira agora os principais RECORDES mundiais no atletismo:

100 m:
Homens: 9,58s UsainBolt – Jamaica (2009)

Usain Bolt: O homem mais rápido do mundo, o atleta a ser batido.

Mulheres: 10,49s Florence Joyner–E.U.A.(1988)

200 m:
Homens: 19,19s Usain Bolt – Jamaica (2009)
Mulheres: 21,34s Florence Joyner – E.U.A. (1988)

Florenci Joyner: Mesmo com seu recorde contestado era um fenômeno da década de 80.
400 m:
Homens: 43,18s Michael Johnson – E.U.A (1999)
Mulheres: 47,60s Marita Koch – Alemanha Oriental (1985)

800 m:
Homens: 1’40”91 David Rudisha – Quênia (2012)
Mulheres: 1’53” 28 Jarmila Kratochvilova – Thecoslováquia (1983)

Jarmila Kratochvilova: Detêm o record mais antigo da história, desde 1983.
1000m:
Homens: 2’11”96 Noah Ngeny - Quênia (1999)
Mulheres: 2’28’98 Svetlana Masterkova – Rússia (1996)

1.500 m:
Homens: 3’26”00 Hicham El Guerrouj – Marrocos (1998)
Mulheres: 3’50”46 QuYunxia – China (1993)

2000 m:
Homens: 4’49”79 Hicham El Guerrouj – Marrocos (1999)
Mulheres: 5’25”36 Sonia o`Sullivan – Irlanda (1994)

3.000 m:
Homens: 7’20”67 Daniel Komen – Quênia (1999)
Mulheres: 8’06”11 Wang Junxia – China (1993)

5.000 m:
Homens: 12’37”35 Kenenisa Bekele – Etiópia (2004)
Mulheres: 14’11”15 TiruneshDibaba – Etiópia (2008)

10.000 m:
Homens: 26’17”53 Kenenisa Bekele – Etiópia (2005)

Kenenisa Nekele: Possui 2 records preciosos, os que se direcionam nas distâncias mais atuadas por nós amadores.
Mulheres: 29’31”78 Wang Junxia – China (1993)

Meia Maratona:
Homens: 58’23”ZersenayTadese – Eritreia (2010)
Mulheres: 1h 05’50” Mary Keitany – Quênia (2011)

Maratona:
Homens: 2h 03’38” Patrick Macau – Quênia (2011)

Patrick Macau: Com o record desde 2011 é o único homem a correr abaixo de 2h 4min da história do atletismo.
Mulheres: 2h15’25” Paula Radcliffe – Reino Unido (2003)


Essas são as principais provas de atletismo. Para completar o quadro de provas,são realizada as de 110m e 400m com barreiras, 3.000m com obstáculos, marcha atlética de 20 e 50km e os revezamentos de 4x100, 4x200, 4x400, 4x800 e 4x1500.
Essa matéria é realmente para que fique em nossa memória. Para nós, amadores, que brigamos para começar e/ou terminar alguma corrida, os tempos são absurdos. Devido a isso, não entendo o porquê de tantas discordâncias pessoais e conflitos absurdos em nosso esporte maravilhoso.
A corrida é feita para superar nossos obstáculos pessoais, para fazermos amigos, conhecer lugares e eventos. Vamos deixar que esses amigos citados na matéria “briguem” para serem os melhores, e nós, continuar lutando, mas para sermos melhores, superando os próprios limites e sendo melhores que ontem. Espero que a coluna “VEM COMIGO” de hoje tenha acrescentado algo para os leitores.
Particularmente, leio muito sobre meu esporte preferido e espero que todos procurem a cada dia entender mais sobre ele.

Semana que vem falarei sobre alguns RANKINGS de minha autoria e sobre os atletas de Pelotas e de Rio Grande.

Um grande abraço a todos e até semana que vem.

domingo, 7 de julho de 2013

Promoção Blog CORRA + Hangerz Porta-Medalhas


Quer ganhar esse lindo porta-medalhas? Em parceria com a Hangerz, empresa de porta-medalhas eu vou fazer o sorteio desse lindo produto que é muito importante para nós todos, os corredores.
Para participar é bem simples, só seguir as regras abaixo:

1 – Curtir a página do CORRA no facebook clicando aqui:
https://www.facebook.com/corraoficial

2 – Curtir a página do Hangerz Porta-medalhas no facebook clicando aqui:
https://www.facebook.com/HangerzPortaMedalhas?fref=ts

3 – Acessar o aplicativo Sorteie.me no Facebook pelo link:
https://www.sorteiefb.com.br/tab/promocao/219724

4 - Compartilhar a foto em modo público:
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=181332878701763&set=a.156047487896969.1073741828.143481265820258&type=1&theater

O SORTEIO SERÁ REALIZADO NO DIA 1° DE AGOSTO DE 2013.

Lembrando que tem que compartilhar a foto em modo público, quem não seguir todas as regras, será automaticamente desclassificado!

Participem e boa sorte!!

quinta-feira, 4 de julho de 2013

#1 Vem Comigo - Golden Four Asics



Olá queridos amigos web leitores, hoje faço minha primeira postagem no blog de meu grande amigo, alias, meu filho Raphael Kurz, tenho muito a agradecer a essa pessoa por me dar este espaço para que eu possa manifestar junto de todos vocês minhas opiniões e pareceres sobre nosso esporte. Com isso, estreamos a coluna VEM COMIGO.

A coluna VEM COMIGO vai te levar em sua primeira viagem para GOLDEN FOUR ASICS, evento realizando neste fim de semana em Porto Alegre, antes de tudo, deixamos bem claro que todos relatos, opiniões e pareceres aqui citados são de responsabilidade e autoria do editor da coluna, conforme as semanas passarem os leitores irão se acostumar com a forma de apresentação de nossa coluna, que em sua maioria será em 15 tópicos e 5 fotos.

GOLDEN FOUR ASICS: Para nós acostumados com corridas citadinas e regionais, a Golden é de outro universo, tudo é admirável, a torcida é para este evento permaneça em Porto Alegre.

ORGANIZAÇÃO E KIT: Pelo que consta não foi registrado o tempo de uma amiga, mas o modo como o evento procede é lindo, fora do comum. Quanto ao kit, parece ser caro 100 reais, mas ele vem recheado de coisas boas e por fim quando você chega detonado dos 21k ainda ganha uma toalhinha personalizada.

HOTEL: Luxo, o chuveiro 10 vezes melhor que o da minha casa, a TV melhor que a minha, camas, ar condicionado, fiquei sabendo que a equipe do Pelotas se hospeda neste hotel (Harbor). Mas lembre-se nunca tire as coisas de dentro do saquinho.

PERCURSO E HIDRATAÇÃO: Quase 100%, realmente não gostei de uma parte, onde ficava perto da subida no km19, achei apertado tendo em vista que havia atletas indo e vindo, fora isso muito bom, bem sinalizado e com vários cronômetros com indicadores de pace, a hidratação foi 100% com postos de 3 em 3 km, mas o bom mesmo é tomar gatorade e entrar pelos olhos.

BOLA MURCHA: A dona Mariana Gallo atrasadíssima na manhã de sábado e também o nosso saudoso motorista que se perdeu 537 vezes em um só dia, fora o ronco.

ADRIANO BASTOS, SOLONEI E QUENIANO: Pensei que só era possível velos pela TV, mas terei recordações de fotos, são super simpáticos e atenciosos mas eu nunca tinha visto 3 pessoas tão feias e um queniano branco.

ÂNGELO, CILENO E MARCELO: Que baita participação desse trio, Rio grande foi muito bem representado, 3 grandes TOP 100.

DEJAIR NOBRE: Uma das pessoas mais legal e alegre que conheço no mundo das corridas, nunca te vi de mau humor meu amigo, se não fosse teu casaco estava batendo dente até agora, fizesse uma prova exemplar.

ÉDER BOTELHO: O cara que me ajudou na realização desta façanha, vibração, energia, motivação, força não faltou, em fim um baita parceiro, tu merece esse sucesso.

ÉRICO LOPES: Em pouco tempo de amizade o cara se tornou um baita parceiro, parece que se conhecemos a 20 anos, já vi que não tem ruim para ele, com certeza entrou para meu time.


CRISTIAN DUARTE: Vou usar a frase mais certa, o cara que confia mais em mim do que eu mesmo, uma pessoa ímpar, de caráter, atencioso, um baita profissional e um excelente treinador e amigo.


TRANSPYRE: Que grupo é esse mamãe? Maravilhoso, fui muito bem recebido por todos, agradeço pela torcida e carinho de todos perante a mim, aprendi com a Transpyre que o mais importante não é ser um campeão e sim fazer o que gosta e também o mais valioso troféu, fazer amigos para vida toda.



BOLA CHEIA: A decisão de todos nós em decidir ter participado de um evento desta grandeza, ficará com certeza guardado em nossas memórias todos momentos.

RAPHAEL KURZ: Esse cara é meu camisa 10 e tem jogos que vira capitão do time, existe poucos de fé mas este eu tenho certeza que é meu amigo, eu acompanho a evolução dele desde o início e sei o quanto ele lutou para melhorar e melhorou muito. 18 minutos é mais ou menos 4km de evolução duvido alguém que tenha melhora mais que você em toda Golden.
Cara frases que sempre te falo: “Quem é teu amigo sou eu”, “Para mim o melhor de todos é tu”.




JONI RAFAEL NUNES: Continuo um pouco cagão, agora muito mais inteligente para correr, deixei de ser “porra loca” para virar um estrategista, realmente não sei qual o meu limite, não sei o que posso fazer ou aonde posso chegar, isso somente o tempo vai me dizer, hoje consegui algo jamais imaginável, completar uma meia maratona e ser um TOP 100 Da Golden Four ASICS.
Obrigado a todos que torceram e acreditaram em mim.
Seu tempo diz quem você é...1h 24min 40seg – posição 46 dentre os amadores.



Espero que todos leitores tenham gostado desta matéria, semana que vem tem mais VEM COMIGO, vamos falar sobre RECORDS, até a próxima.

Postado por Rafael Nunes.

segunda-feira, 1 de julho de 2013

(40° competição) Golden Four Asics - etapa Porto Alegre

Distância: 21km
Tempo: 1H40'40'' (meu novo recorde na distância)
Local: Porto Alegre/RS
Colocação Geral: 326°
Colocação na Categoria: 40°
Total de Corredores: Cerca de 1500

Enfim corri a prova que eu mais desejava correr esse ano, ontem participei da Golden Four Asics que aconteceu pela primeira vez na capital gaúcha. Agora vou escrever com detalhes tudo que rolou na prova e no dia que antecedeu a ela.
Saí sábado de Pelotas, pegamos o ônibus rumo a Porto Alegre por volta das 8:30 da manhã, minha primeira viagem com o pessoal da Transpyre e a impressão que eu tive é que é um baita grupo, todos se ajudam assim como sempre foi na Ascorp. Aqui de Pelotas, foram apenas 4 corredores com a excursão rio-grandina. Eu, o Rafael, o Érico e o Kleitom.
Eu pretendia correr a prova com o pace de 4'40'/km, mas dentro do ônibus o meu treinador veio conversar comigo e disse que eu tinha plenas condições pra completar a prova com o pace de 4'35''/km. Na hora eu achei que fosse impossível, porque ia ser um ritmo forte (pro meu nível atual), mas também confiei no que ele disse, porque ele entende mais do que eu.
Chegamos em Porto Alegre por volta das 14:30 e as 15:00 já estávamos na Sogipa pra realizar a retirada dos kits. Eu nunca tinha ido na Sogipa e aproveitei a oportunidade pra conhecer o local que é um dos celeiros de atleta de elite aqui do Rio Grande do Sul.
Chegando dentro da expo Golden Four Asics, eu vi que o nível da prova era diferente de todas as provas que eu já participei até hoje. A retirada do kit foi muito rápida e o kit é lindo, com certeza foi o melhor que eu já recebi até hoje.
Lá na expo eu tive a oportunidade de participar do teste de velocidade do Fabiano Peçanha, o teste era realizado na parte exterior da expo e era realizado numa pista de 30 metros. O objetivo era alcançar a maior velocidade num curto espaço, o teste era coltado pra corredores de velocidade e com bastante explosão muscular. Centenas de pessoas participaram e eu fiquei em sétimo, como a velocidade de 28.66km/h.

Resultados dos testes.

Depois de participar dessa brincadeira, voltei para a área interna da expo e encontrei dois dos maiores atletas fundistas do país. O Adriano Bastos, octacampeão da maratona da Disney e o campeão da maratona do Pan-Americano Solonei da Silva. Dois ídolos pra mim, além de serem excelentes corredores, a humildade deles também se destaca. Eu pedi pra tirar uma foto com esses dois monstros e eles tiraram numa boa. Esses dias eu ouvi numa entrevista o seguinte: "Quando que alguém vai jogar futebol com o Neymar? Tênis com o Rafael Nadal? Volei com o Giba?" Nunca! E eu já posso dizer que corri com o Adriano Bastos e com o Solonei da Silva.

Adriano Bastos.
Solonei da Silva.
Antes de irmos para o hotel, eu e o Rafael fomos conhecer a pista da Sogipa e realmente é uma baaaaaaita qualidade, a pergunta que fica: Com o alto número de atletas em Pelotas, porque não temos uma pista com a metade da qualidade da que vi lá sábado? As vezes acho que o esporte é a última opção aqui, nem corridas a prefeitura apoia. Temos cerca de 3 provas por ano, enquanto em Rio Grande (cidade vizinha) tem no mínimo 10 provas por ano.

Sogipa.
Encontramos o pessoal da equipe as 16:00 e partimos em direção ao hotel. A distância Sogipa/hotel era de apenas 7km, mas demoramos cerca de 1 hora. O motorista estava meio perdido e passamos umas 268 vezes pela rodoviária, mas faz parte hahaha.
Chegamos no hotel e eu só queria descansar, eu e o Rafael subimos para o quarto e a primeira coisa que fizemos foi arrumar as coisas pra prova. Colocar número de peito na camiseta e o chip no tênis. 
A maioria do pessoal saiu pra jantar fora ou pra dar uma volta no shopping, eu e o Rafael fomos no supermercado e compramos algumas coisas pra comer no quarto e descansar o máximo de tempo possível.
Eram 20:00 e já estávamos tentando dormir, eu fiquei vendo o jogo do Flamengo x São Paulo e peguei no sono por volta das 20:30. Teríamos que acordar as 05:00 da manhã do dia seguinte, então o ideal seria dormir cedo pra acordar bem no dia seguinte.
Acordei no meio da noite todo empolgado achando que já estava perto das 05:00, pra minha tristeza recém era 23:45 e tive que voltar a dormir.
Acordamos as 04:30 e a adrenalina já estava correndo forte no corpo. Fizemos tudo que tínhamos pra fazer e 05:45 já estávamos esperando o pessoal da equipe pra partir em direção ao Jockey Clube, local onde seria dada a largada da prova.
Mais uma vez nos perdemos no caminho, mas dessa vez em virtude das obras visando a Copa do Mundo no ano que vem. Descemos cerca de 1km longe do Jockey Clube, mas já aproveitei pra dar uma corrida pra aquecer. Ainda era noite e a cerração se fazia presente naquele momento, a temperatura estava na casa dos 9°C e eu preparado pra correr, de camiseta. Eu achei que não estava tão frio e resolvi não usar a minha camisa térmica, confesso que me arrependi.
Chegando no Jockey Clube, eu encontrei mais dois amigos aqui da região sul que também iriam participar da prova, o meu grande amigo Dejair Nobre e o rio-grandino Angelo Benitez. Tiramos fotos pra registrar o momento.

Érico, Rafael, Dejair e eu.
Angelo Benitez.
Analisando essas fotos vocês podem ter um pouco de noção em relação ao clima na hora da prova, a cerração caía forte e a a largada da prova foi alterada. A largada aconteceu 20 minutos depois do horário previsto, mesmo assim a cerração tomava conta da capital gaúcha.
Eu estava muito concentrado na prova, eu pretendia correr entre 4'30'' e 4'40'' de pace durante toda a prova. Eu sabia que eu teria que lutar contra mim mesmo pra conseguir alcançar meu objetivo, tentei fazer tudo certinho até onde aguentei.

Adicionar legenda
Eu saí com o ritmo certo, não forcei mais que devia e passei os 10 primeiros kilometros com 45'31'' (pace de 4'33'). Eu estava fazendo uma prova perfeita. Eu estava correndo muito bem, sem sentir nada e com aquela sensação: "vou controlar esse rítmo e ainda vou conseguir aumentar no final da prova". Me enganei, e feio.
Após completar o 16km eu coloquei minha prova fora. Havia uma subida na prova e eu sempre perco pra elas, pode ser uma prova de 1km, mas se eu passar por uma subida eu sempre vou quebrar, isso já é fato.

Meu pace ainda era 4'33', mas quando peguei a subida, ele começou a cair rapidamente e eu já comecei a me preocupar, eu sabia que se eu fechasse a prova com o pace de 4'40'' eu iria completar dentro do meu objetivo inicial que era de 1H38', mas eu não sei o que aconteceu comigo, porque eu não consegui manter o ritmo de 5'/km nos últimos 4km de prova. Achei vergonhoso o que aconteceu comigo, cheguei a caminhar e coloquei minha prova no lixo.
Eu não sei o que pode ter acontecido, se foi o lado psicologico que me abalou, se foi meu peso, se foi falta de treinos, se foi falta de experiencia ou se foi falta de competência.
Também sei que eu tive plenas condições de fazer uma excelente prova, surpreendendo até a mim mesmo, mas infelizmente na parte final da prova parecia que eu estava correndo com uma mochila de 120kg nas costas.
Nos últimos 2km eu e o José Américo nos encontramos e resolvemos ir junto até a linha de chegada, os dois haviam quebrado feio na prova e um incentivou ao outro até o final, conseguimos fechar a prova em 1H40'40''.




Fiquei muito decepcionado com o meu resultado final. Eu treinei bastante pra essa prova, eu queria fazer 1H38' e eu apostava muito em mim, porque eu sabia que eu tinha bastante chance de conseguir cumprir o meu objetivo. Eu nunca havia ficado do jeito que fiquei ontem, decepcionado demais mesmo. Até me passou pela cabeça a vontade de parar de correr, porque eu acabei ficando triste, ao invés de feliz no término da prova. 
Fiquei sentado por cerca de 10 minutos pensando em tudo que eu havia feito durante a prova e encontrando um erro e até agora não encontrei. A subida vai sempre me castigar, infelizmente.
Logo após isso o Rafael veio conversar comigo e eu me senti melhor, o Cristian também citou vários exemplos e conseguiu levantar a minha moral, após o meu "fracasso pessoal".
Tenho que ver o lado bom de tudo isso, em apenas 2 meses eu consegui diminuir mais de 18' do meu melhor tempo nos 21km. Pra mim isso foi algo impressionante, sei que podia ser melhor, mas o tempo não volta. Agora é levantar a cabeça e manter o treinamento forte até a meia maratona de Punta del Leste no final do ano.
Meu pace a cada km na prova:
1°km: 4'35''
2°km: 4'28''
3°km: 4'34''
4°km: 4'37''
5°km: 4'35''
6°km: 4'28''
7°km: 4'28''
8°km: 4'28''
9°km: 4'34''
10°km: 4'35''
11°km: 4'33''
12°km: 4'36''
13°km: 4'37''
14°km: 4'35''
15°km: 4'39''
16°km: 4'43''
17°km: 4'54''
18°km: 5'27''
19°km: 5'25''
20°km: 5'40''
21°km: 4'56''
Encontrei vários amigos após o término da prova, todos felizes pelos tempos na prova. O Eder e o Rafael conseguiram trazer pra Pelotas a medalha de TOP 100, uma linda medalha banhada a ouro, na qual só os 100 primeiros colocados receberam, parabéns aos dois. Treinaram duro pra essa prova e ontem mostraram que estão no auge da forma física. Mas também tenho que dizer pra eles se cuidarem porque ano que vem vou brigar por essa dourada também hein haha.

Eder, Cláudio, eu, José Américo e o Rafael. Grandes amigos.
Pelotas e Rio Grande muito bem representados em Porto Alegre.
Aprendi muita coisa com essa prova, aprendi a não ter grandes expectativas porque ontem meu tombo foi grande, tenho que correr pensando alto sempre, mas sem criar expectativas porque a pior coisa que pode acontecer é a decepção pós-prova.
Meu agradecimento em especial vai ao Cristian Duarte, o cara me mostro que eu posso correr muito melhor que eu corro atualmente, em apenas dois meses de treinos eu já melhorei demais a minha performance em diversas distâncias, criei coragem pra enfrentar treinos longos e estou batendo recordes pessoais em todas as provas que eu disputo, devo muito a ele esse momento que estou vivendo, valeu Cristian.
Outra pessoa que merece um agradecimento é o Rafael Nunes, o cara sempre esteve do meu lado, soube falar comigo na hora certa ontem após a prova. Parabéns pelo excelente resultado ontem meu velho, tu tá correndo demais. Continua assim que tu vai longe e tu sabe disso.


Rafael e eu após a prova.
Hoje eu estou feliz pelo meu resultado de ontem, percebo evolução em mim e isso que é importante. Tenho que dar um passo de cada vez, só assim para eu conseguir melhorar sem me decepcionar.
Também agradeço ao pessoal da Transpyre por me acolher tão bem no grupo, me senti "em casa" mesmo, pode ter certeza que estarei em Punta Del Leste com vocês. Parabéns pelos resultados pessoais.
Parabéns para gurizada da Ascorp que fez bonito lá ontem, trazendo ótimos resultados pra cidade. Me orgulho dessa equipe que cada vez tem mais atletas de ponta no nível estadual e isso é apenas o começo.
Na quinta-feira é a estreia da coluna Vem Comigo aqui no blog, fiquem atentos na postagem do Rafael Nunes sobre a prova. Até mais e bons treinos.